Vários – “Ish”

Pop Rock

10 ABRIL 1991
LP’S

Vários
Ish

LP e CD, Some Bizarre, import. Contraverso/Bimotor

ish

Stevo, mentor e anjo negro da Some Bizarre, é o equivalente sombrio de Daniel Miller, da Mute. Ambos partilham o gosto pelo risco e por sonoridades pouco recomendáveis a almas sensíveis ou menores de idade. Se Daniel Miller traz para a Mute Diamanda Galas, Steve responde à letra e assina com os Einstuerzende Neubauten. A Mute consegue os Laibach? A Some Bizarre atira-lhe à cara com Foetus. E assim por diante, sem que se saiba muito bem quem abre as hostilidades. Motivo para os músicos de regozijarem, não fora o pormenor dos casos citados pouco tempo terem para festejos, de tão ocupados andarem com tarefas bem mais importantes, como a destruição do mundo, a corrupção das mentes jovens e a aniquilação de si próprios.
Assim passe-se delicadamente à frente e repare-se na colectânea em causa onde, ao lado dos “maus” (Neubauten, F. M. Einheit e Foetus), se deu espaço aos simplesmente decadentes (Marc Almond, brilhante em “Toreador in the Rain”), os discretamente estranhos (uma senhora de música e voz bizarras, Lucia Dehli, que nos Vicious Circle canta as virtudes da “Underground ecstasy”), ou os estranhíssimos Mother the Wardrobe Is full of Infantrymen, que, no tema do mesmo nome, contam à mãe a história de exércitos escondidos no guarda-fato.
Anotem-se ainda as prestações de Agnes Bernelle (próxima de Marianne Faithfull) em “Song about Mary”, num registo mais suave do que o habitual cabaré brechtiano, e o funk industrial de Zeke Manyika, produzido por Keith Le Blanc. Os Stex, Tim Hutton e Kandise King limitam-se a assinar o ponto através de banalidades dançáveis, esta última chegada a territórios próximos dos de Whitney Houston e da MTV. Para tornar a coisa mais confusa, refira-se que pelo menos quatro faixas fazem alusão directa a temas bíblicos ou à religião em geral. Com cerca de 37 mn. de duração, “Ish” é uma amostra que, embora significativa de algumas das obsessões da casa, peca por escassa e inconsequente. ***

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.