Diamanda Galas – “Sacerdotiza Da Praga” (artigo de opinião)

pop rock >> quarta-feira, 01.12.1993


SACERDOTIZA DA PRAGA

“O diabo programou a minha morte e espera para ter a certeza de que muitas das suas ovelhas negras morram antes de ser descoberta a cura”. Diamanda Galas em “Let my people go”



No dia 10 de Dezembro de 1989, Diamanda Galas foi presa em plena catedral de S. Patrício, emm Nova Iorque, acusada de conduta desordeira, interrupção de um serviço religioso, resistência à autoridade e violação de propriedade alheia. Seguiu-se, emm Agosto de 1990, a acusação, por membros do Governo italiano, de heresia contra a igreja católica, durante uma apresentação de “Plague Mass” no palácio dos Medici, em Florença. A 12 e 13 de Dezembro do mesmo ano, a cantora celebrou a mesma “Plague Mass” na catedral de S. João, o divino, também em Nova Iorque, com a autorização do clero, apresentando-se com o tronco nu banhado de sangue e iluminada por luzes vermelhas.
No centro desta “missa” – por muitos considerada negra e por outros apenas como um grito contra todos os poderes e opressões – está o tema da sida. Diamanda Galas, autora da trilogia “The Masque of the Red Death” (dividida em três volumes: “The Divine Punishment”, “Saint of the Pit” e “You Must be Certain of the Devil”), que dedicou a todos os doentes seropositivos que “lutam para se manter vivos num ambiente hostil onde se lhes diz constantemente que vão morrer e se lhes oferece uma piedade revoltante e mentiras pacificadoras para os convencer a desistirem de lutar e a prepararem o próprio funeral” revolve tão fundo quanto lhe é permitido na chaga aberta na nossa sociedade. E fá-lo da maneira mais controversa. Transpondo a problemática da sida para um contexto religioso.
Parte-se da luta contra o preconceito de que a sida não passaria de uma praga purificadora, sinónimo da justiça divina, de castigo aos pecadores. Diamanda Galas, é preciso dizê-lo, viu o seu irmão e alguns dos seus amigos morrerem da terrível doença. A sida tornou-se, para ele, uma obsessão, ao ponto de se considerar uma personificação do mal, vírus propagador de dor e morte.
Nesta estratégia de denúncia, intervenção e flagelação, em que a inversão de valores opera como vector fundamental, de acordo com uma das polaridades presentemente em acção no desenrolar do tempo que se aproxima do fim, os significados das palavras confundem-se e as acções revestem-se de ambiguidade. Os extremos tocam-se. Chamam satânica a Diamanda Gals. Ela admite ser uma espécie de anticristo mas responde alegando que Satã, na tradição judaica, era sinónimo de “acusador” e “adversário”. Nesta acepção ela é verdadeiramente “o inimigo”, outra das designações do malévolo, de Deus, enquanto autoridade que julga e castiga. Contra a tirania deste Deus que não perdoa, ergue-se Diamanda Galas como porta-voz dos oprimidos e sofredores, das próprias almas dos mortos pela sida que vagueiam pelo limbo sem descanso nem perdão – uma visão que acaba por radicar noutro preconceito, fruto de uma visão falsa de Deus, divulgada em parte pela própria igreja, também ela afinal infiltrada pelo demónio.
Diamanda Galas vai mais longe e utiliza para ilustrar os seus cânticos de morte, o texto dos evangelhos ou do Velho Testamento, baseando-se, por exemplo, no “Leviticus”, a velha lei cristã conotada com a ideia de uma sociedade regida pelo princípio do “julgamento”, em lugar dos de “compaixão” e “salvação”: “Esta é a lei da praga, ensinar a distinguir o puro do impuro.”
Num quadro tenebroso em que, só nos Estados Unidos o número de vítimas da sida ultrapassou já o da Primeira Grande Guerra (havendo já quem considere “Plague Mass” o equivalente para a sida do “War Requiem”, de Benjamin Britten), faz sentido a cruzada empreendida por Diamanda Galas contra a hipocrisia e a cobardia de quantos insistem em ignorar e segregar aqueles que padecem da doença em que ao corpo são recusados todas as defesas. Seria, contudo, necessário avançar ainda um pouco mais. Onde hoje a voz de Diamanda Galas se agita em corações dominados pela raiva, poderá amanhã acontecer que a luta seja conduzida, não apenas por uma reacção visceral de revolta mas por uma verdadeira interiorização de valores como o amor e a fraternidade. Diamanda Galas grita e faz seu o grito cego dos “danados” que ecoa em “Blind man’s cry”, uma das faixas de “Plague Mass”. Enquanto a luz fria da morgue não for vencida por um raio de sol através de um vitral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.