Fernando Magalhães no “Fórum Sons” – Intervenção #165 – “Protein – ‘Suss'”

#165 – “Protein – ‘Suss'”

Protein: “Süss”
Fernando Magalhães
Tue Feb 20 14:14:27 2001

Agora que e penitenciei da opinião negativa emitida precipitadamente aos Savath + Savala, já estou mais à vontade para recomendar a audição de mais uma novidade electrónica, ouvida hoje de manhã: “Süss”, dos alamãees PROTEIN (Tobias Laemmert e Hans Rodrian).
Mistura de muitas coisas, é inteligente e dá toda a atenção ao detalhe. Funny electronics digitais com piadas rebuscadas. Micro-melodias a infiltrarem-se por todos os cantos, como minhocas, e desenvolvendo-se em planos sobrepostos. Influências, muito longínquas, dos Can (de “Come sta, la luna”, num dos temas), Neu! E – mais próxima – To Rococo Rot. Efeitos, efeitozinhos, efeitozecos e efeitozões a colorirem o som com mil e uma texturas electrónicas sempre imprevisíveis. Por vezes há guitarras a funcionarem como “input” à electrónica e uma espécie de theremins digitais a sobrevoar a música.
As melodias são viciantes, por vezes apenas sugeridas, noutras quase escandalosamente poppy.
Eis um disco de electrónica em que o conceito de “lúdico” adquire conotações estranhas já que a música, sendo extremamente orgânica na forma (melodias, ritmos) tem ao mesmo tempo algo de gélido. 7,5/10
FM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.