Vários – Clicks & Cuts 2 (conj.)

22.06.2001
Um Corte No Titanic
Vários
Clicks & Cuts 2
3xCD Mille-Plateaux, distri. Ananana

LINK (Clicks & Cuts)

6/10
Plaid
Double Figure
Warp, distri. Zona Música
7/10
Autechre
Confield
Warp, distri. Zona Música
6/10
Crepitações, síncopes, interferências, avarias digitais. Clicks & cuts. Ao peso é mais barato. A corrente estética que os Pole inauguraram, quando foram remexer nos caixotes de lixo de Silicon Valley, e a editora alemã Mille-Plateaux abraçou de imediato, tem neste seu segundo volume da antologia, um catálogo geral, com apresentação minimalista e a conveniente teorização que é todo um programa de intenções. No geral, “Clicks & Cuts 2” fica-se por aqui. À quantidade (36 temas, por outros tantos autores) apenas correspondeu em percentagem mínima a qualidade. O primeiro volume prima pela monotonia, podendo os 12 temas ter sido elaborados por um só artista, tal a semelhança dos timbres e o desenvolvimento das programações click house. Há que dar uma varridela ao software. Ao fim de poucos minutos faz click, de facto, e cut. É o interesse a desligar.
No segundo CD, os powerbooks tentam sair da letargia, mas o raio de sol aceso de início por Vladislav Delay cedo se esgota em mais uma sequência de beats electrónicos cuja uniformidade chega a irritar. Mesmo Thomas Brinkmann e Kid606 se perdem entre tanto cinzentismo. A terminar, o terceiro CD foca o lado mais minimalista do minimalismo, roçando o silêncio e as frequências subliminares, nos Cyclo e nos Pan Sonic (aqui na sua versão clínica) para finalmente, e seguindo uma estratégia eficaz, “Clicks & Cuts 2” fechar com novo golpe de génio dos franceses DAT Politics, que em “Hardwai” fundem num único organismo o humor, o radicalismo, o prazer e a tortura.
Na Warp os pólos assumem cargas eléctricas opostas. Os Plaid insinuam-se. Os Autechre propõem o tudo ou nada, o amor ou o ódio. “Double Figure” é electrónica para vestir como uma máscara de carnaval veneziano, uma música tão elegante como burlesca que flui entre a “ambient”, o breakbeat , a tecno minimal e desmaios de jazz. No seu melhor balouça e acende luzinhas como um brinquedo electrónico de B. Fleishmann e respira com a mesma clareza e o mesmo aproveitamento do espaço dos Isan. Têm, além disso, o sentido da melodia e da magia. No seu pior, é longo em demasia. A meio as ideias esgotam-se, a magia esvai-se, as sensações petrificam. Mas enquanto dura, e dura o suficiente, como o coelho das pilhas Duracell, gira-se nesta música como num carrocel.
A imagem do carrocel também se aplica a “Confield”, mas neste caso para simbolizar a vertigem, a tontura e o movimento circular. Há quem encontre neste trabalho dos “Autechere” a glória electrónica do ano. “Confield” é um esquema algébrico, a música mais fria e sem alma que nos foi dada a ouvir nos últimos tempos. Com um gume aguçado apontado ao jazz digital, mas onde a gula do “Groove” descamba numa orgia de breakbeats, numa espécie de histeria cibernética. Entre o ambientalismo de alumínio de “Vi Scose poise” e a epilepsia breakbeatica de “Lentic catachresis”, “Confield” esgota-se na suas premissas. É um álbum orgulhoso, uma fortaleza apta a navegar nos mares gelados da tecnologia, mas o perigo espreita no horizonte. Aconteceu o mesmo ao Titanic.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.