Fernando Magalhães no “Fórum Sons” – Intervenção #176 – “‘Radiohead ‘Amnesiac'”

#176 – “‘Radiohead ‘Amnesiac'”

Radiohead: “Amnesiac”
Fernando Magalhães
Thu May 31 14:23:25 2001

O que é que se passa com estes tipos?
Das mesmas sessões de “Kid A” – que não me impressionou – resulta a gora “Amnesiac, um álbum que considero… brilhante!

É um livro/CD com imagens / colagens / montagens / completamente paranóicas (monstros, monstros e mais monstros…) mas a música… ainda é melhor.

Como se do som pantanoso de “Kid A” se tivesse subitamente elevado um edifício grandioso que, ao contrário de “KidA”, apresenta canções perfeitamente focadas e poderosas.

É um álbum extremamente original, electrónico, pop, rock e experimental ao mesmo tempo. O Thom York canta coisas incompreensíveis como se estivesse em Plutão, mas as canções – surpresa – fazem um estranho sentido, além de serem musicalmente muito bem construídas.

Já ouvi o disco duas vezes e confesso que fiquei surpreendido, pela positiva. Embora a onda do disco seja um bocado negativa… Mas ou me engano muito ou será um sério candidato a disco do ano (a não ser que alguém se assuste com a radicalidade do som e aparente impenetrabilidade dos textos…)

Um flash súbito: Tudo parece fazer sentido agora. “Amnesiac” explora o mesmo mundo obscuro e espectral de “Tilt”, de SCOTT WALKER (quem conhece?) – um dos álbuns mais enigmáticos da história do rock. O universo é idêntico, muito idêntico mesmo.

FM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.