Fernando Magalhães no “Fórum Sons” – Intervenção #66 – “Subotnik, Tony Conrad, Vangelis, Redolfi… (FM)”

#66 – “Subotnik, Tony Conrad, Vangelis, Redolfi… (FM)”

Fernando Magalhães
22.01.2002 200818
Por uma questão de comodidade, aqui vão algumas notas a comentários de vários forenses:

“Outside the Dream Syndicate” (e não “Beyond”) é um disco de TONY CONRAD (discípulo de LaMonte Young), e não Terry Riley, com os FAUST.
É considerado um clássico do que eu chamo “minimalismo do martelo” 🙂 Já vi o sr. Conrad ao vivo, recentemente, em Serralves, é um verdadeiro cromo!
A audição de “Outside the Dream Syndicate” (TC gravou, já nos anos 90, várias “sequelas” desta obra…pitagórica) pode ser massacrante, da mesma forma que é massacrante o “Metal Machine Music” do Lou Reed.
No caso é um massacre de violino mal tocado (ainda pior do que outro ex.colaborador e LMYoung, John cale, de quem Conrad é, aliás, amigo) acompanhado pela secção rock ultra-repetitiva dos Faust! Mas provoca os seus efeitos…

Do MORTON SUBOTNICK vendi, desgraçadamente, há anos (na esperança, vã, de que o CD seria rapidamente editado…) um álbum intitulado “Return of the Comet” (creio que era este o título…).
Mas o clássico dele é mesmo “Silver Apples of the Moon” (onde é que pensam que os SILVER APPLES se inspiraram para o nome?) que tenciono adquirir em breve na Ananana.

O “Beaubourg”, do VANGELIS, é, de facto, um dos meus preferidos deste compositor grego capaz do melhor e do pior.
Também gosto – bastante mesmo – do “China” e acho piada à pomposidade (apesar de tudo bem conseguida) de “Heaven and Hell”, com a voz belíssima da soprano lírico Vera Veroutis.

MICHEL REDOLFI: Esse espetáculo subaquático já foi montado em Portugal.
Eu vi outro concerto multimédia dele, na Estufa Fria, com o percussionista (e multinstrumentista…) STEVE SHEHAN, outro compositor a merecer referência (tenho 4 ou 5 CDs dele belíssimos, começando pela estreia na Made to Measure, “Arrows”)

saudações

FM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.