Chick Corea + Andrew Hill – “Chick Corea e Andrew Hill Ao Vivo Em Novembro” (concertos / antevisão / jazz / notícias)

(público >> cultura >> jazz >> concertos)
sábado, 13 Setembro 2003


CHICK COREA E ANDREW HILL AO VIVO EM NOVEMBRO

Grandes figuras do jazz mundial, entre os quais os lendários pianistas Chick Corea e Andrew Hill, e o saxofonista Sam Rivers, vão atuar em Portugal nas próximas semanas, nos festivais de jazz do Porto, Seixal e Angra do Heroísmo. O 13º Festival de Jazz do Porto é o primeiro a arrancar. De 27 de Setembro a 18 de Novembro, em datas avulsas, atuam o Jimmy Scott Quartet (27 de Setembro), Rosário Giuliani Quartet (3 de Outubro), Edward Simon Trio (4 de Outubro), Perfect Houseplantas (17 de Outubro), Maria Viana e The Brian Ervine Ensemble (18 de Outubro), Pedro Guedes Quinteto e Liam Noble Group (1 de Novembro) e Chick Corea Trio (18 de Novembro). A vinda de Corea é um acontecimento. Corea tocou com Miles Davis em “In a Silent Way” e “Bitches Brew” e é por muitos considerado o mais importante pianista do jazz atual, a par de Keith Jarrett. O seu álbum de 1982, “Trio Music”, acaba de ser reeditado pela ECM.
De 1 a 4 de Outubro decorrerá em Angra do Heroísmo, Açores, o 5º Angrajazz. Contando nos dois primeiros dias com o Sexteto do Hot Clube, a Orquestra Angrajazz e o quinteto do vocalista Karrin Allyson, o festival encerra com as presenças, no dia 3, do quarteto do saxofonista tenor Scott Hamilton e do guitarrista francês Philip Catherine, também em quarteto e, a 4, de Martial Solal, pianista de referência do jazz francês, em trio, e da violinista Regina Carter.
Um autêntico manjar de música improvisada aguarda todos os que se deslocarem, entre 23 de Outubro e 1 de Novembro, ao SeixalJazz 2003. Logo na abertura, atuará Sam Rivers, um dos expoentes do “free”, saxofonista, flautista, compositor e dos poucos “true originals” visionários do jazz contemporâneo. A seu lado terá o trio do pianista do momento, Jason Moran. O quarteto de Pedro Madaleno atua a 24 e, no dia seguinte, entra em cena o trio de outro grande pianista, Kenny Werner. Ted Nash, saxofonista e fundador do Jazz Composers Collective, atua em quinteto no dia 30, e os The Schulldogs, do baterista George Schuller, tocam no último dia de Outubro. A 1 de Novembro, outra lenda do piano: Andrew Hill, solista e compositor da estatura de “monstros sagrados” como Tatum, Powell ou Monk. Gravou em 1964 a obra-prima “Point of Departure” e o seu novo álbum, “A Beautiful Day”, foi considerado um dos melhores álbuns de jazz de 2002.
Uma chamada de atenção ainda para o concerto de fecho do Festival da Alta Estremadura, entre 19 deste mês e 4 de Outubro, na Marinha Grande, pelo trio do saxofonista, clarinetista e flautista Chris Potter. João Paulo, Paulo Curado, Bruno Pedroso, Mário Laginha, Bernardo Moreira, Rodrigo Gonçalves, Filipe Melo e Bernardo Sassetti são alguns dos músicos portugueses presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.