XTC – Wasp Star (Apple Venus, Volume 2)

07.07.2000
O Ferrão Da Estrela
XTC
Wasp Star (Apple Venus, Volume 2) (8/10)
Cooking Vynil, distri. Megamúsica

xtc_waspstar

LINK
pwd: warezqueens.com

Quando se fala em canções pop onde a sofisticação se casa com a tradição, a modernidade com o experimentalismo e a excentricidade com a qualidade, o nome dos XTC acorre imediatamente ao pensamento. Com inteira justiça. Desde que em 1978, em plena ressaca punk, lançou o clássico “White Music”, nunca mais a banda hoje liderada pela dupla Andy Partridge e Colin Moulding, sempre que em período de actividade, deixou de liderar o grupo restrito de bandas que ultrapassaram três décadas de actividade. Herdeiros da veia melódica dos Beatles (há mesmo em “Wasp Star” um tema, “Wounded horse”, em que John Lennon parece ter ressuscitado…) e dos Kinks, passaram pelo psicadelismo, o funk branco (o que levou a que fossem apelidados de Talkink Heads britânicos) e a pop barroca orquestrada segundo os canônes lavrados por Phil Spector, levada às últimas consequências, o ano passado, no anterior e primeiro volume de “Apple Venus”. Neste álbum, aclamado pela crítica como um dos melhores do ano, os XTC refinaram tanto quanto era possível a produção e os arranjos, assinando um dos álbuns clássicos da pop dos anos 90.
A continuação musical deste planeta em forma de maçã, pelo contrário, está a ser mal recebida pela mesma crítica, com os elogios a serem substituídos por um sem-número de reservas, apontando-se como principal defeito a linearidade e menor empenho posto nos arranjos. A escuta atenta de “Wasp Star”, “a estrela-vespa”, confirma as suspeitas desde logo levantadas pela gravura da capa – onde o tal planeta maçã aparece mergulhado na obscuridade, apenas deixando antever em volta uma auréola de luz, como num eclipse – de que o álbum é o negativo do anterior; de que a luminosidade excessiva se apagou, para deixar ver outra coisa que em “Apple Venus, Volume 1”, de taõ ofuscada pela luz, dificilmente podia ser apreciada em detalhe. Essa “outra coisa” é afinal o essencial em toda a obra dos XTC e em particular neste novo álbum: a arquitectura das canções, a composição da melodia e do ritmo nas suas componentes mais directas, ao invés do que acontecia em “Apple Venus, Volume 1”, onde a sumptuosidade dos arranjos tudo ofuscava com a sua imponência.
“Wasp Star” “reduz “ o suporte instrumental ao clássico formato guitarra, baixo, bateria e alguns teclados, estando nalguns casos mais próximo do rock do que da pop, se é que esta separação faz ainda algum sentido. Sendo uma continuação, “Wasp Star” é acima de tudo como um corpo ricamente vestido ao qual tivessem sido retiradas todas as roupagens supérfluas, para deixar ver a beleza das formas, despojadas de todo o artifício. Como Andy e Colin já tinham anunciado por ocasião da edição do anterior volume, o novo álbum acolhe com redobrado ânimo a energia das guitarras eléctricas e o resultado é mais uma colecção de grandes canções que picam como o ferrão de uma vespa: “Playground”, “Stupidly Happy” (alguma crítica pegou na deixa, usando o título para ironizar sobre o grupo), “My Brown Guitar”, a fabulosa “Boarded Up”, “We’re all light”, “Standing in for Joe”, “You and the clouds will still be beautiful” (um regresso à power pop dos primórdios), “The Wheel and the maypole” que, de uma vez por todas, inscreve nas enciclopédias o termo “pop de câmara”).
Se “Apple Venus, Volume 1” era o “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos XTC, “Wasp Star” é o seu álbum branco. E também neste caso o tempo fará justiça às suas qualidades. Para ouvir até se gastar a rodela do CD. Ou até os XTC regressarem com um novo golpe de rins e mais uma caixa de canções com o rótulo “perfeição”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.