pop rock >> quarta-feira >> 01.06.1994
Toni Childs
The Woman’s Boat
Geffen, distri. BMG

Mais uma rapariga cheia de convicção que a aposta na cartada do feminismo místico (o arquétipo da mulher guerreira, a terra-mãe, a nova criança que há-de nascer, “o espírito feminino que habita em cada ser vivo”, etc.), embora a capa seja claramente menos mística, com o género de imagens que Kate Bush já havia explorado no recente “The Red Shoes”: frutos carnudos abertos e fervilhantes de sementes, uma flor-vagina, gineceus, enfim, a flora sexual como símbolo do poder no feminino. Algumas semelhanças e anacronismos de estilo colocam Toni Childs no mesmo plano de heroínas dos 70 como Grace Slick, Melanie e Buffy St.-Marie, pioneiras na militância feminista. “The Woman’s Boat” – viagem de um ser humano do nascimento até à morte – começa cheio de força, com inflexões à Marianne Faithfull e incursões no experimentalismo da solagem e “samplagem”, em “Womb”. Há uma aposta forte no exotismo das sonoridades, com particular incidência na música indiana e nas rítmicas tribais. Não espanta, por isso, a presença neste disco de convidados como as Zap Mama e Nusrat Fateh Ali Khan, ao lado da guitarra e “fripertronics” de Robert Fripp (bem como Trey Gunn, acompanhante do ex-King Crimson no seu recente álbum com quinteto de guitarras), sem esquecer as colaborações de Karl Wallinger, dos World Party, Martin Tillman, dos Siouxsee & The Banshees, e Kate St.-John, companheira habitual de Roger Eno. Quanto a Peter Gabriel – presente até porque “The Woman’s Boat” foi gravado nos estúdios da Real World -, faz, no dueto amoroso com Toni, “I mete a man”, a mesma figura de parvo que já havia feito em idêntico “sketch” com Kate Bush, em “Don’t give up”. Demasiado obcecada na contemplação do umbigo, a música de Toni Childs acaba por fatigar na medida em que os temas, entre o falso étnico e o manifesto feminista, não conseguem sobreviver para além da tal aura de exotismo. Toni Childs é, no fundo, uma “hippie” recauchutada e “The Woman’s Boat” um grito que, infelizmente, acaba por não ter muito eco. (6)

![Kate Bush - "The Sensual World" [vídeo] Kate Bush - "The Sensual World" [vídeo]](https://www.profelectro.info/fm/wp-content/uploads/2015/01/kb-150x150.jpg)

![Kate Bush - "The Sensual World" [vídeo] Kate Bush - "The Sensual World" [vídeo]](https://www.profelectro.info/fm/wp-content/uploads/2015/02/kb-150x150.jpg)

