Steve Ashley – “Family Album”

Pop Rock

27 de Julho de 1995
Álbuns world

Steve Ashley
Family Album

ROAD GOES ON FOREVER, DISTRI. MC-MUNDO DA CANÇÃO


sa

Reedição de um original gravado em 1979 nos estúdios Woodworm de Dave Pegg, dos Fairport Convention, mas editado somente três anos mais tarde no selo com o mesmo nome, “Family Album” é um trabalho conceptual que etrata de maneira satírica, faixa a faixa, os vários elementos de uma família inglesa. O seu autor já entrara anteriormente na obra-prima “Anthems in Eden”, de Shirley e Dolly Collins, integrar uma das primeiras formações dos Albion Band e, já a solo, gravara, entre outros discos, uma pérola do “folk progressivo” dos anos 70, “Stroll on”, fundando anos mais tarde o seu próprio grupo, Ragged Robin.
“Family Album” oscila entre o cinismo e a ternura, o humor e a poesia das tardes inglesas, dos jardins infinitos e do “five o’ clock tea”, como em “Pancake day”, um retrato onde entram sinos e pássaros, e um coral de outros tempos, como gostamos de o imaginar, elevando-se de uma capela perdida numa esquina do tempo, no meio do “country”.
Baladas assombradas pelo génio da melodia e da fragilidade, como “once in a while” e “Love is all we live for”, na linha de grupos como os Dando Shaft e Fairfield Parlour (preciosidades desconhecidas pelas quais vale a pena rebuscar no baú dos anos 70), ou próximas da amargura de Richard Thompson, como “Days like today”, contrastam com a violência de “Lost and found (The dog’s day)”, alegadamente cantado num “estilo canino”, onde Steve Ashley parece estar possuído pela loucura dos Residents, ou com as vocalizações “doo wop”, revistas de forma brilhante no exercício revivalista de “I’m a radio”.
Para quem se deixou conquistar pela recente colectânea de Leon Rosselson e não dispensa uma dieta de folk inglês, para desenfastiar das grandes pratadas irlandesas, “Family Album” constitui uma alternativa obrigatória. (8)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.