Incluído nos documentos referentes aos M1 M2, M3 e M4 de Sistemas Digitais

Para ver as imagens com maior nitidez, clique sobre as mesmas

Curso Profissional de Técnico de Electrónica, Automação e Comando
Disciplina: Sistemas Digitais
Módulo 2: Circuito Lógicos
Módulo 3: Circuitos Combinatórios

Logisim

O Logisim é uma aplicação informática educativa destinada ao projecto, desenho e simulação de circuitos lógicos digitais.

A sua barra de ferramentas muito simples de utilizar, quer para desenhar quer para simular circuitos digitais, facilita muito a aprendizagem dos conceitos mais básicos relacionados com os sistemas digitais.

Apresenta ainda a capacidade de construir circuitos complexos a partir de circuitos mais simples (módulos subcircuito), feitos e guardados por nós anteriormente, isoladamente ou no âmbito de outro projecto, e permite desenhar certos conjuntos de ligações (buses) com apenas um “clique e arrasto” de rato.

O programa pode ainda ser usado para projectar e simular CPUs completos, com propósitos educativos.

O Logisim é utilizado por estudantes de escolas secundárias e universidades, em todo o mundo, nos mais variados tipos de disciplinas, desde aquelas em que é leccionado um breve módulo de lógica digital, até cursos de estudo e análise mais profundada de computadores, e mesmo cursos semestrais completos de arquitectura de computadores.

Características

– Gratuito;
– Corre em qualquer PC com o Java 5, ou mais recente, instalado;
– A interface de desenho é baseada numa barra de ferramentas intuitiva; As cores das ligações são configuráveis, quer na simulação do circuito quer na sua correcção (debugging);
– As ferramentas de ligação desenham fios de ligação horizontais e verticais, ligando automaticamente esses componentes a outros e a outros fios. É muito fácil desenhar os circuitos!;
– Circuitos completos podem ser gravados em ficheiro, exportados como imagem GIF ou imprimidos;
– No desenvolvimento de um projecto mais complexo, podem ser usados módulos (subcircuitos) de outros circuitos, permitindo assim um projecto/desenho hierárquico;
– Inclui componentes: entradas, saídas, portas lógicas, multiplexers, circuitos aritméticos, flip-flops e memórias RAM;
– Inclui um módulo de “análise combinatória”, o que permite a conversão entre circuitos, tabelas da verdade e expressões booleanas.