Interruptor de Palmas
Interruptor que actua a partir de batimento de Palmas
componentes fundamentais (corriqueiros): Temporizador 555 e Transístores BC-547
Introdução
O “Interruptorde Palmas” é um mini-projeto eletrónico simples, feito com a ajuda dos componentes básicos.
O “Interruptor de Palmas” tem a função de ligar / desligar qualquer componente elétrico ou circuito através do som de um simples batimento de uma mão na outra (palmas).
É conhecido como “Interruptor a Palmas” , porque o microfone de condensador que é usado neste projeto é capaz de captar o som que tenha o mesmo tom sonoro de um batimento de palmas (uma mão contra a outra) como entrada para o circuito poder actuar.
Embora não seja obrigatório que o som que fará actuar o interruptor seja o som da batida de palmas (pode ser qualquer som que tenha o mesmo – ou similar – tom (frequência)).
O microfone converte então a energia de sonora em energia elétrica, a entrada para o circuito é um som dentro de terminadasa gama de frequncias, enquanto o circuito nos dá a saída na forma de LED aceso (energia elétrica).
Componentes Necessários:
Resistências de 1K, 4.7K, 47K, 330 and 470 ohm (1 de cada valor)
1 Condensador de 10µF
2 condensadores de 100nF
1 Microfone de Condensador
2 transístores BC547
1 LED
1 temporizador 555 (circuito integrado)
Pilha de 9V
Princípio de Funcionamento
Este circuito (ver esquema abaixo) é feito com a ajuda de um Sensor Activado por Som.
Este sensor capta o som do batimento de uma mão na outra (vulgo palmas) como Entrada e processa esse som de forma a fornecer a Saída.
Quando o som em causa é “fornecido” como a entrada ao Microfone de Condensador Eléctrico, esse som é transformado por este condensador em Energia Eléctrica e o LED acende.
O LED liga-se (fica ON) logo que lhe “fornecemos” o som e depois desliga-se (fica OFF), automaticamente, após alguns segundos. Este tempo que o LED se mantém aceso pode ser configurado (alterado), variando o valor do condenador de 100mF visto que ele está ligado ao temporizador 555, cuja função principal é gerar um impulso.
Apesar de o nome do circuito ser “Interruptor a Palmas”, ele não funciona somente através desse método. Poderá ser qualquer som que tenha a mesma tonalidade, ou similar, pelo que o seu nome pode ser também “Interruptor Operado por Som”
Este circuito é baseado principalmente em transístores, porque o terminal negativo do Microfone está directamente ligado ao transístor.
Neste circuito, não se utiliza nenhum Interruptor Eléctrico (normal) para ligar / desligar o circuito, logo, quando ligarmos a bateria ao circuito, isso significa que o circuito fica ligado (ON) e captará as entradas na forma de Energia Sonora.
Isto também poderá ser modificado utilizando um Relé como Interruptor Electrónico, para ligar / desligar o circuito.
Logo que fornecemos o som de entrada ao circuito, ele amplifica o sinal sonoro captado e fornece-o ao temporizador 555, o qual gera o impulso para o LED, fazendo com que este acenda.
Deverá certificar-se que o pólo negativo do Microfone de Condensador está ligado ao amplificador. Caso contrário o circuito entrará em sobreaquecimento e poderá não funcionar com diferentes modelos de transístores, etc.
Não pode também aumentar a sensibilidade do Microfone de Condensador pois caso o faça este durará / funcionará por pouco tempo. Para funcionamento a longo prazo ele apresenta, por defeito, uma pequena gama de sensibilidade..
Isto também se aplica no que toca à Lâmpada, pelo que o circuito tem muitas possibilidades de sofrer modificações.
FIGURA – ESQUEMA
Vantagens e Desvantagens
1. Pode ser usado para ligar (ON) e desligar (OFF) um LED ou Lâmpada, simplesmente através do batimento de palmas.
2. Podemos também remover LEDs e colocar em seu lugar uma Ventoinha ou outro componente eléctrico na saída.
3. O Microfone de Condensador utilizado neste circuito tem uma pequena gama de sensibilidade, que nãopode ser alterada.
Aplicações
A utilização “Interruptor de Palmas” não está restrita ao acendimento / apagamento de LEDs, podendo ser usada para comandar outros equipamentos eléctricos como lâmpadas, ventoinhas, rádios ou outro qualquer circuito básico que pretenda comandar através do som.
Vídeo / Simulação no Multisim
Nota:No Multisim, por este não possuir Microfone, este foi simulado usando uma fonte de tensão (ao fim e ao cabo o microfone transforma a energia sonora em energia eléctrica (tensão eléctrica) que injecta na entrada do circuito.
Vemos na simulação que ao abrir e/ou fechar o circuito (aparecimento de som / não há som) o led (neste caso o receptor usado) acende / apaga.
Circuito Multisim, aqui.
Posts Relacionados:
- Electrónica: Circuitos Práticos com Estabilizadores de Tensão: Cromo #1 – Fonte sem Transformador
- Ampop – Montagem Inversora
- Electrónica: Circuitos Práticos com Estabilizadores de Tensão: Cromo #6 – Fonte Multi-Tensão
- Electrónica: Circuitos Práticos com Estabilizadores de Tensão: Cromo #4 – Redutor de 48 V para 15 V / 1,5 A
- Temporizador 555 – Teoria + Ficha de Trabalho
0 comentários
Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.
Deixe-nos um comentário