Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Electrónica: Circuitos Práticos com Estabilizadores de Tensão: Cromo #1 – Fonte sem Transformador

Circuitos Práticos com Reguladores de Tensão

1. Fonte sem transformador

Os valores representados referem-se a uma tensão da rede de 220V. Para tensão da rede de 110 V, veja o texto que se segue, para as necessárias adaptações.
Este circuito pode ser usado em aplicações em que não exista o perigo de qualquer contacto com os pontos em tensão da rede de energia por parte do utilizador (220V ou 110V).
A vantagem é que não precisa, assim, de transformador (que faz o isolamento da rede de energia do circuito), que é caro e volumoso, ocupando muito espaço.
O circuito que apresentamos pode fornecer uma tensão contínua entre os 3 V e os 12 V, dependendo do Zener utilizado. A corrente máxima de saída é de 100 mA, tendo pois de haver cuidado com as cargas que vamos aplicar ao circuito (basta aplicar a lei de ohm para saber qual a resistência mínima de carga, do aparelho, a ligar 🙂
O transístor deve ser montado num pequeno dissipador de calor;
O condensador de entrada de 2,2uF deve ser de poliéster metalizado, com tensão de trabalho de 400V se a rede de alimentação for de 220V, ou de 4,7uF e 250 V, se a rede for de 110V;
Os díodos da ponte rectificadora podem ser os indicados ou equivalentes.
O circuito pode alimentar, por exemplo, calculadoras, rádios portáteis, etc.

Segue o link com o circuito Multisim correspondente (de que apresentamos uma captura de ecrã abaixo) e que permite a simulação (também mostrada em figura). No nosso caso, como usámos um Zener de 9,1 V, a tensão de saída, conforme simulado, andará em torno desse valor.

Posts Relacionados:

0Shares

1 comentário

1 romualdo { 08.23.12 at 0:56 }

veja meu vídeo RELE REVERSOR AUTOMÁTICO no youtube…coisa boa! htpp://youtu.be/KaiVdCbRgvE

Deixe-nos um comentário