CX-Supervisor: Tutorial 1 – Conceitos Básicos (Parte 2/5)
Curso Profissional de Electrónica, Automação e Comando
Disciplina de Automação e Comando – 11º/12º Anos
Módulo 6: Supervisão e Controlo de Processos
CX-Supervisor: Tutorial 1 – Conceitos Básicos (Parte 2/5)
(… continuação)
4. Páginas no CX-Supervisor
Um projecto no CX-Supervisor consiste habitualmente num conjunto de páginas separadas. Cada página apresenta normalmente informação relacionada com um tópico particular, um dado processo, ou determinada actividade. O projectista da aplicação usa as facilidades do editor gráfico para desenhar e animar objectos na página.
Este projecto/tutorial é formado apenas por uma página.
4.1. Menu File >> Save As… e dê um nome à página, por exemplo “tutor.pag”.
4.2. Quando lhe for pedido para acrescentar uma página ao projecto, clique no botão Yes. Ser-lhe-á apresentada uma nova página vazia.
5. Utilização do Editor Gráfico
Agora que o projecto existe com a sua página própria, podemos construir os objectos gráficos e adicioná-los à página.
O Editor Gráfico utiliza uma barra Objecto Gráfico/Graphic Object e uma janela flutuante conhecida como Palette, para construir e controlar os objectos da página. São ambos muito fáceis de usar.
Editor Gráfico
Vários pequenos ícones são visíveis na barra de ferramentas Graphic Object – cada qual representando um dos objectos gráficos com os quais uma aplicação pode ser construída. Alguns dos objectos são figuras básicas – linhas rectas, elipses, rectângulos; outros são mais avançados – tal como o objecto gauge que tem uma funcionalidade embebida.
5.1. Na barra de ferramentas Graphic Object, clique no botão . Repare que quando o cursor está sobre um ícone uma palete de informação sobre ele aparece na barra de estado. Similarmente, se o cursor é deixado parado sobre um botão então uma mensagem tipo dica aparece depois de pouco tempo.
5.2. Assegure-se que a cor seleccionada da palete é preta, clicando na cor preta.
5.3. Da barra de ferramentas Graphic Object, clique no botão .
5.4. Clique com o rato e arraste-o para perto do cimo da página, largando o botão do rato. À medida que isto acontece as fronteiras de um rectângulo de cantos arredondados aparece no ecrã para formar a caixa de um semáforo, como mostramos a seguir. Repare que a posição, altura e largura do objecto a ser editado são mostrados para seu conhecimento na barra de estado.
5.5. Da barra de ferramentas Graphic Object, clique no botão e desenhe a perna de suporte do semáforo.
Agora que a estrutura principal do semáforo está completa (apesar de ainda básica), podemos começar o trabalho com as luzes de cor. Apenas precisamos de duas cores, uma vermelha e outra verde.
5.6. Da barra de ferramentas Graphic Object, clique no botão e desenhe um círculo do tamanho apropriado para representar a lâmpada.
Premindo a tecla CTRL enquanto desenha uma elipse assegura-lhe que é desenhado um verdadeiro círculo.
5.7. Seleccione a cor vermelha e depois posicione a lâmpada vermelha no topo do semáforo.
5.8. Repita o processo para a lâmpada verde e posicione-a na parte de baixo do semáforo.
(continua…)
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