Motores DC “Convencionais”: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 21/…)
Motores DC “Convencionais”
Numa casa comum haverá, por certo, muitos destes motores, espreitando de dentro de brinquedos alimentados a pilhas, o leitor de cassetes, o berbequim sem fios, a escova de dentes eléctrica. Dentro do carro, tudo, desde a ventoinha até aos limpa pára-brisas, funcionam a partir de um motor DC. De facto, um carro de luxo com limpa faróis eléctricos, assentos ajustáveis electricamente e retrovisores com comando à distância, terão mais motores eléctricos do que será capaz de imaginar – uma competição engraçada é contá-los e ver quem consegue encontrar mais.
Vantagens:
– Razoavelmente baratos
– Fáceis de controlar
– Adaptáveis
Desvantagens:
– Escovas que se desgastam
– Escovas criam interferência eléctrica
– Escovas são más
A maioria dos motores DC parecem-se com aquele que mostramos a seguir. Este exemplar é maravilhosamente belo e provavelmente custou uma pipa de massa.
Porém, isso não impedirá de o desmontarmos todo.
Começando pela esquerda, temos a tampa e as duas escovas de carvão que fazem contacto com o comutador, depois o rotor, a caixa do estator e os dois ímanes permanentes em forma de C, a caixa da caixa de velocidades, uma pequena roda dentada que saiu de um sítio qualquer, e a cabeça girante e o eixo exterior.
As duas escovas são blocos sólidos de grafite, e são pressionadas contra o comutador pelas duas pequenas molas (situadas ligeiramente afastadas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, das escovas). O disco cor de laranja é um condensador que está directamente ligado À fonte de alimentação e ao motor e ajuda a reduzir as rádio-interferências causadas pelas faíscas que saltam no sítio em que as escovas estão em contacto com o comutador.
O rotor é muito simples…
… e vem montado numa igualmente simples caixa com dois ímanes em C. A caixa é feita de ferro macio e cria os pólos magnéticos do estator.
A melhor coisa acerca deste motor a caixa de velocidades planetária multiestado que apresenta no fim!
Posts Relacionados:
- Motores DC sem Escovas: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 23/…)
- Força Contra Electromotriz + Motores Universais – Teoria (máquinas eléctricas 4/…)
- Motores Passo-A-Passo: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 24/…)
- Motores Passo-A-Passo: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 22/…)
- Motores de Induçao mais sofisticados: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 19/…)
2 comentários
otimo
Obrigado Djair. Abraço.
Deixe-nos um comentário