Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Lei de Lenz – Animação interactiva

Curso Profissional de Técnico de Electrotecnia (e outros)
Disciplina: Electricidade e Electrónica
Ano: 10º
Módulo 3 – UFCD 6009
Magnetismo e Electromagnetismo


Lei de Lenz

Em 1834, o físico Russo Heinrich Lenz descobriu a relação entre campos magnéticos induzidos, tensão e corrente quando um condutor se move no interior das linhas de força de um campo magnético.
A Lei de Lenz diz então que:
“Uma força eletromotriz induzida cria uma corrente que induz um (contra) campo magnético que se opõe ao campo magnético que gerou/induziu essa corrente”.
Abaixo temos um “tutorial”/aplicação interactiva em Java que mostra (e permite explorar) como o movimento de um íman em forma de barra cria/induz uma corrente num condutor sem movimento. As instruções que lhe permitem operar a aplicação encontram-se abaixo.


Para interagir com a aplicação, utilize o rato para clicar e arrastar (movimentar) o íman para a frente e para trás (aproximação e afastamento do condutor).

Quando as linhas do campo magnético do íman (a vermelho) se aproximam do condutor, surge uma força electromotriz induzida que (como o circuito é fechado – o condutor é em anel – espira) provoca uma corrente nesse condutor. O movimento dos pontos amarelos indicam o fluxo, no sentido convencional) dessa corrente. Essa corrente, por sua vez, induzirá um segundo campo magnético (linhas de força azuis) no interior da espira/condutor. Repare-se que o sentido do campo magnético induzido é tal que se opõe ao campo magnético original resultante do íman.

Posts Relacionados:

0 comentários

Ainda não há comentários...

Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.

Deixe-nos um comentário