Domótica – Curso de ETS3 – Parte 2
Curso Profissional de Electrónica, Automação e Comando
Disciplina de Automação e Comando
Módulo de Domótica
Programação e Colocação em Serviço de Instalações com Sistemas de Bus KNX/EIB/TP1
Curso de Software ETS3, para sistemas KNX/EIB
PARTE 2
B – Desenho de um Projecto com o ETS-3 Profesional (1)
A primeira vez que iniciamos o ETS-3 Profesional criar-se-á uma base de dados chamada eib.db na pasta ETS/Database. Esta pasta encontra-se, por sua vez, na pasta onde foi instalado o programa, normalmente e por defeito C:/Programas/Ets/Database.
A partir desse momento, o ETS-3 Profesional abrirá sempre essa base de dados quando iniciar. Nela guardar-se-ão os dados específicos dos projectos que criamos durante a configuração das instalações KNX/EIB correspondentes. Essa base de dados conterá também os dados dos produtos, que importaremos com a ajuda do ETS.
Uma vez configurado o ETS-3 e com as bases de dados dos fabricantes carregadas, podemos iniciar o desenho de um novo projecto, seguindo os seguintes passos:
1. Abrir um novo projecto, no menu File, que nos pede então os dados gerais desse projecto, como vemos no ecrã seguinte:
Figura 7 – Início de um novo projecto
2. Preenchidos todos os dados da ficha, aceitamos clicando em OK, abrindo-se então um novo ecrã, onde podemos ver o ambiente de programação que nos oferece o ETS-3, desde a possibilidade de desenhar e programar qualquer projecto ou instalação, tendo à vista os edifícios e as funções do projecto, assim como a topologia e os endereços de grupo.
Figura 8 – Ambiente de programação do ETS-3
3. Começamos o desenho do projecto inserindo primeiro o edifício, as funções, as divisões e os armários, para depois ir inserindo os componentes nos espaços desejados. A topologia vai sendo criada automaticamente pelo próprio programa, ainda que também nós a possamos desenhar manualmente, ou alterar em qualquer altura.
– Inserir Edifícios e Funções
A partir do menu Edit (Add buildings… ou Add functions…), ou através do botão direito do rato (menu sensível ao contexto), abre-se uma janela de diálogo, através do qual é possível inserir vários elementos de uma vez. Clicando no ícone da barra de ferramentas inseriremos apenas um edifício.
Podemos efectuar qualquer alteração a qualquer altura do campeonato, através da janela de diálogo de Propriedades (Properties), onde não só podemos introduzir um nome, mas também qualquer comentário que possa ser de interesse acerca do edifício.
Desta forma, podemos construir uma estrutura de um só edifício com vários apartamentos e plantas diferentes para cada um deles. Estas hierarquias podem ser tão completas quanto o desejarmos.
A figura seguinte mostra um exemplo de um edifício com diferentes partes e funções:
Figura 9 – Inserir Edifícios / Funções
Nos edifícios e nas partes do edifício podemos agora inserir divisões ou armários de distribuição (quadros eléctricos). Isto é possível, de novo através do menu Edit (Add Rooms… ou Add Cabinets … ), por meio do botão direito do rato (menu sensível ao contexto) ou utilizando os ícones correspondentes da barra de ferramentas (Add Room, ; Add Cabinet,).
– Inserção de Aparelhos na Vista de Edifícios
Uma vez criada a estrutura do projecto, podemos começar a inserir os aparelhos desejados nas divisões, nos armários ou nas funções.
No nosso exemplo inserimos na sala de electricidade dois botões de pressão, uma saída binária e um regulador de iluminação.
Figura 10 – Inserir Aparelhos
Para inserir os aparelhos podemos utilizar o auxílio do Pesquisador de Produtos (Product Finder), que podemos abrir de forma indirecta, seleccionando previamente uma divisão, um armário ou uma função e abrindo a seguir o menu Edit, ou então, como sempre, utilizar a opção Add Devices, do menu sensível ao contexto (botão direito do rato). Ao Pesquisador também se pode aceder utilizando o menu View ou usando o ícone da barra de ferramentas.
Figura 11 – Procurar produtos.
Dentro deste ecrã podemos seleccionar o Fabricante (Manufacturer), a Família de Produto (Product family), Tipo de Produto (Product type) e Tipo de Meio de Transmissão (Medium type) e, uma vez efectuada a procura, escolher o produto com o seu número de pedido e a aplicação adapta-o à nossa função especificada no projecto.
Depois de ter inserido um dispositivo/aparelho/elemento numa divisão ou num armário, existe a possibilidade de lhe associar adicionalmente uma função. Para isso, devemos clicar no aparelho com o rato e arrastá-lo com a tecla esquerda do mesmo pressionada, até aparecer a função desejada; por exemplo, iluminação, climatização, motorização, segurança, etc.
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