Cuidados a ter no Trabalho, Desmontagem e Reparação de Motores: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 26/…)
Cuidados a ter no Trabalho, Desmontagem e Reparação de Motores
Esta não é uma lista exaustiva. Tome sempre o máximo cuidado quando trabalhar com máquinas. Use óculos de protecção e pense bem antes de agir. Abaixo indicamos algumas dicas de segurança que é importante cumprir quando trabalhar com motores eléctricos.
1. Antes de desmontar um motor eléctrico, assegure-se que possui a autorização do seu dono. Isto é realmente importante – especialmente se não for depois capaz de o montar bem de novo antes de ele descobrir.
2. Desligue o motor da respectiva fonte de alimentação eléctrica. Se necessário, corte os fios para se assegurar que não poderá haver uma religação acidental. Nunca brinque com a tensão eléctrica.
3. No caso do s motores de íman permanente, os ímanes podem ser extremamente poderosos. Peças do motor podem explodir inesperadamente, cortando dedos e outras partes sensíveis do corpo humano, ou atingir os olhos com lascas metálicas.
4. Em muitos motores de íman permanente, a simples desmontagem e remontagem, mesmo que faça tudo 100% certo, faz com que o campo magnético fique mais fraco do que antes.
Paradoxalmente o motor rodará mais rapidamente do que anteriormente. Isso pode conduzir a resultados preocupantes se, por exemplo, o motor fizer parte da cadeira de rodas eléctrica da sua avó.
5. Esta aplica-se apenas aos indutores grandes, incluindo as bobinas de um motor eléctrico. Se, de repente, interrompermos uma corrente que passa através de um indutor (por exemplo, se estamos a testar uma bobina com uma bateria e depois desligamos a bateria) uma grande tensão eléctrica aparecerá, por breves instantes, nos terminais da bobina (V = -LdI/dt). Essa tensão pode matá-lo. A sério. Assegure-se que não está em contacto com nenhum fio conductor descarnado quando está a experimentar/testar qualquer coisa, mesmo que a tensão de trabalho seja apenas de 12 V DC ou à volta disso.
6. Todos os eixos rotativos são potencialmente perigosos – nunca seja descuidado quando está perto de eixos a rodar. Mesmo um eixo limpo e suave pode facilmente apanhar os seus cabelos ou roupa e originar acidentes horríveis. Um motor de indução dentro de um aspirador é inofensivo, mas o mesmo motor numa bancada de trabalho é potencialmente letal. Para começar é mais forte que você. Em segundo lugar, não tem senso comum. Finalmente, relembre-se que o torque que o invólucro exerce no rotor é exactamente igual (e oposto) ao torque que o motor exerce no invólucro. Assim, se o rotor é pesado (e normalmente, é), quando liga o motor o rotor tende a ficar parado enquanto o invólucro roda. Por isso fixe bem o motor através de parafusos.
Posts Relacionados:
- Motores de Induçao mais sofisticados: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 19/…)
- Força Contra Electromotriz + Motores Universais – Teoria (máquinas eléctricas 4/…)
- Motores Universais: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 18/…)
- Motores DC “Convencionais”: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 21/…)
- Motores Passo-A-Passo: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 24/…)
0 comentários
Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.
Deixe-nos um comentário