Posts de — Julho 2025
Automatização da Correcção e Classificação dos Relatórios dos Estágios / FCT (Formação em Contexto de Trabalho) dos alunos dos Cursos Profissionais, através do ChatGPT
exemplo de prompt ChatGPT:
Apresente a análise detalhada e fundamentada, respetiva classificação de 0 a 20 valores, e o feedback a dar ao aluno ……, do relatório final da fct do aluno, tendo em conta os critérios definidos no documento “Critérios de Classificação dos Relatórios da FCT” e a utilização pelo aluno do impresso “Impresso Relatório – MODELO” no seu relatório, uma vez que é um critério de avaliação, impresso esse que também anexo. Anexo ainda o relatório do aluno …. : “relatório final (ou parcial) da fct do aluno”.
O aluno cumpriu o prazo de entrega.
A análise total deve ainda incluir uma análise detalhada, sobretudo sobre o ponto “A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DEVE RESPONDER ÀS INTERROGATIVAS: (60%)”, pois este tem muitas regras a cumprir, nomeadamente a questão do cumprimento das interrogativas na descrição de cada tarefa, a parte da função da pessoa e do equipamento quando é apresentado pela primeira vez. De referir que este ponto vale 60% da classificação!
Faça uma tabela para a avaliação total e também uma para o critério “A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DEVE RESPONDER ÀS INTERROGATIVAS: (60%)”
Devem ser enviados os respetivos ficheiros, neste caso:
– relatório final (ou parcial) da fct do aluno;
– Critérios de Classificação dos Relatórios da FCT
– Impresso Relatório – MODELO
Vou enviar um exemplo de cada um destes ficheiros para poderem experimentar com os mesmos se assim o desejarem, podendo, claro, usar os que costumam utilizar na vossa escola e adaptar todo este exemplo / ficheiros / critérios ao vosso contexto. Não envio o do aluno, aí utilizem um de um vosso aluno…
Digam se resultou, o que acharam…
A mim facilitou-me bastante, este ano, até porque na nossa escola usamos o método de 2 relatórios parciais, aos quais damos feedback para o aluno poder melhorar (mas que contam já para a classificação) o relatório final, que é o que conta mais para a classificação final da FCT, componente da escola.
Exemplo de Resposta (Caso) do ChatGPT (no ChatGPT o texto estava melhor formatado, nomeadamente as tabelas :-):
Segue a análise detalhada, fundamentada e estruturada da avaliação do Relatório Final da FCT do aluno …, com base nos documentos fornecidos:
🔍 Análise Detalhada por Critério
1. Utilização do Modelo Obrigatório (5%)
O aluno utilizou o modelo disponibilizado (“Impresso Relatório – MODELO”), respeitando o cabeçalho e estrutura base esperada.
✅ Cumprimento integral.
🔸 Classificação: 5 valores
2. Prazo de Entrega (10%)
O relatório foi entregue dentro do prazo estipulado (até 11 de junho de 2025), como mencionado.
✅ Cumprimento integral.
🔸 Classificação: 10 valores
3. Rigor Técnico (10%)
O aluno organizou o relatório por datas e descreveu as atividades realizadas de forma cronológica. No entanto:
A descrição nem sempre é suficientemente pormenorizada ou tecnicamente rigorosa.
Faltou uma reflexão final sobre o trabalho realizado.
Há descrições vagas como “estivemos a ver o que dava para fazer” ou “estivemos a mexer” que podiam ser mais técnicas.
🔸 Classificação: 6,5 valores
4. Expressão Escrita (10%)
Ortografia aceitável mas com erros frequentes de pontuação, concordância verbal e construção frásica.
Léxico pobre e repetitivo, uso informal em várias expressões.
O discurso está compreensível mas pouco articulado e algo imaturo para o nível esperado.
🔸 Classificação: 6 valores
5. Formatação do Texto (5%)
Não foi usada a formatação definida (tipo de letra Calibri, tamanhos, espaçamento 1,5, texto justificado).
O relatório apresenta-se com texto desalinhado e tipo de letra variável.
🔸 Classificação: 2 valores
6. Descrição das Atividades com Resposta às Interrogativas (60%)
Este é o ponto mais crítico e com maior peso.
✅ Pontos positivos:
O aluno descreve diariamente o que fez.
Há menção a colegas, supervisores e locais, o que cumpre parcialmente o critério de “quem”, “quando” e “onde”.
❌ Pontos negativos:
As interrogativas fundamentais (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?) não são consistentemente aplicadas em cada entrada.
Funções das pessoas e equipamentos não são apresentados adequadamente à primeira menção. Ex: nunca é indicado quem é o “Sr. Luís” (função ou cargo), nem a função de equipamentos como “AP”, “rectificador”, “router”, “switch”.
Uso de siglas sem explicação inicial (ex: “AP”, “PDO”, “FUDOKA”).
Faltam imagens que ilustrem as ações técnicas.
Algumas entradas são muito genéricas (“estivemos a acompanhar…”, “fomos ver…”), sem aprofundamento técnico.
🔸 Classificação detalhada neste critério:
Subcritério Peso (%) Avaliação Peso em valores (60%)
Resposta às 6 interrogativas (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?) 30% 50% 9
Apresentação de funções das pessoas/equipamentos/siglas 15% 25% 2,25
Clareza e profundidade técnica 10% 40% 2,4
Imagens técnicas ilustrativas 5% 0% 0
Total 60% 13,65 valores
📊 Tabela Resumo da Avaliação Final
Critério Avaliado Peso (%) Nota Parcial Valor Final
Utilização do modelo “Relatório – MODELO” 5% 5,0 1,0
Cumprimento do prazo de entrega 10% 10,0 1,0
Rigor técnico 10% 6,5 0,65
Expressão escrita 10% 6,0 0,6
Formatação 5% 2,0 0,1
Descrição das atividades (interrogativas, funções, etc.) 60% 13,65 8,19
Classificação Final (soma ponderada) 100% 11,54
🔹 Classificação Final: 12 valores (arredondado à unidade)
💬 Feedback a fornecer ao aluno …
…, o teu relatório de FCT apresenta um esforço genuíno na descrição das tarefas diárias que realizaste, com uma organização cronológica correta e regularidade nas entradas. No entanto, é fundamental melhorar o rigor técnico e o cumprimento das exigências de descrição das atividades.
Faltou aplicares consistentemente as interrogativas fundamentais (o quê, quem, quando, onde, como, porquê), bem como a apresentação da função das pessoas e dos equipamentos à primeira menção. O uso de siglas não foi contextualizado corretamente e não incluíste fotografias ilustrativas, o que prejudica bastante o relatório.
Recomendo que, em futuros documentos técnicos, tenhas mais atenção à linguagem técnica, à clareza na redação, e à formatação exigida. Uma melhoria nestes aspetos pode fazer com que o teu bom trabalho em contexto real seja representado de forma mais profissional e valorizada.
Se desejares, posso exportar este relatório de avaliação como PDF ou Word para entregar ao aluno ou arquivar. Desejas isso?
Julho 25, 2025 Não há comentários









