Motores de Induçao mais sofisticados: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 19/…)
Motores AC mais sofisticados
O motor do compressor num aparelho de ar condicionado é o componente que absorve mais corrente. Por esse motivo, é óbvio que deverá ser o mais eficiente possível, e é desejável que seja capaz de funcionar a várias velocidades, dependendo da carga necessária na altura. Com a sua eficiência miserável e falta de entusiasmo em funcionar em mais do que uma velocidade, um motor de indução monofásico é uma solução muito pobre, apesar de barata.
Muitos dos modernos aparelhos de ar condicionado usam, em vez disso, a tecnologia conhecida por “Inverter”. O que isto quer dizer é que a alimentação é primeiro rectificada para criar corrente contínua (DC), depois usa um inversor, ou conversor DC para AC, para voltar a disponibilizar AC de novo. Contudo, a AC que é produzida neste último passo não é mais a 50Hz, mas a uma frequência variável. Mesmo que usemos um motor de indução convencional agora estamos melhor pois conseguimos alimentá-lo à frequência mais adequada a cada momento, e assim à velocidade mais adequada também à carga a alimentar. Contudo, ainda podemos ir mais longe e utilizar antes um motor de relutância comutado (que tem um rotor feito de ferro macio) ou um motor DC sem escovas (que tem um íman permanente como rotor), e atingir ainda uma eficiência mais elevada. É uma das estranhas perversidades da vida que chamemos a este motor um motor DC, sabendo que ele é na realidade alimentado por AC.
Vantagens:
– Pode ser optimizado para cada tarefa
– Pode ser muito mais eficiente
– Pode funcionar a velocidades variáveis
– Pode durar para sempre
Desvantagens:
– Caro (relativamente ao motor de indução comum)
– Requer um circuito electrónico complexo como coadjuvante
– Demora mais tempo a explicar o seu funcionamento do que os motores comuns
Observe bem e conseguirá ver a palavra “inverter” na caixa.
Ainda não temos nenhumas boas fotografias do interior de um motor de relutância comutada, mas estamos a trabalhar nisso…)
Posts Relacionados:
- Motores Universais: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 18/…)
- Máquinas Eléctricas
- Modulação por Largura de Impulso (PWM) – Parte 4/4
- Alguma notas acerca de motores AC e DC para potências elevadas – Teoria (máquinas eléctricas 9/…)
- Motores AC de Indução Trifásicos – Teoria (máquinas eléctricas 7/…)
0 comentários
Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.
Deixe-nos um comentário