Força-Motriz: Arranque Directo de Motor utilizando Contactor – em FLASH
Explicação do Arranque Directo de um motor, utilizando um contactor.
Usamos uma botoneira com dois botões de pressão: um Normalmente Fechado / NF (S1), que vai desligar o contactor/motor; e outro Normalmente Aberto / NA (S2) que vai ligar o contactor/motor.
1. Premindo o botão S2 (NA) ele vai fechar e a tensão vai chegar desde a fase até ao electroíman do contactor (rectângulo azul no circuito de comando, cá em baixo).
Este electroíman faz activar o contactor, que assim fecha os contactos de potência (os três que estão ao lado do rectângulo azul/contactor, do circuito de potência) permitindo assim que a corrente trifásica flua por este circuito de potência e ponha o motor a trabalhar/rodar.
Poderá perguntar-se: e quando tiro a mão do botão S2? O botão volta a abrir os seus contactos. Então como continua o motor a trabalhar?
Acontece que o contactor tem um par de contactos (auxiliares) NA (sinalizado por K1 logo ao lado do botão S2) que também são fechados por accionamento do electroíman do contactor quando premi o botão S2.
Então, já não é preciso continuar a premir o botão S2, pois esses contactos do contactor estão agora fechados e permitem que a corrente flua desde a fase até ao electroíman do contactor sem ter de passar pelo S2.
2. Premindo agora o botão S1 (NF) ele vai abrir os seus contactos e interromper aí o circuito, fazendo com que a corrente/tensão deixe de chegar ao contactor (ao seu electroíman) e abrindo de novo os contactos de potência e os contactos auxiliares que acima mencionámos.
Nota 1: De notar que apesar de o circuito de potência e o circuito de comando serem desenhados isoladamente, na montagem prática assim não acontece e eles interagem (não podia ser de outra maneira – o circuito de comando serve para controlar o modo como, e quando, o circutio de potência funciona). Todos os elementos/contactos assinalados com K fazem parte, fisicamente, do mesmo dispositivo/peça (o contactor) quer pertençam ao circuito de comando quer ao circuito de potência.
Nota 2: A lâmpada H1 é de montagem opcional e serve apenas para sinalizar que o motor está a funcionar normalmente (deve ser de cor verde). A lâmpada H2 serve para assinalar que houve uma sobrecarga no circuito, isto é, a corrente subiu a valores que podem pôr em causa os próprios aparelhos que formam o circuito e, deste modo, o dispositivo térmico (F3), disparou, parando o funcionamento do motor, antes da sua danificação. F1 e F2 são fusíveis que constituem mais uma segurança para o circuito.
Experimente (fime em FLASH) o funcionamento do circuito, clicando em:
– S2 para accionar o contactor e pôr o motor a trabalhar;
– Térmico para simular uma sobrecarga; Depois clique em Reset para voltar a pôr o térmico no circuito;
– S1 para desactivar o contactor, desligando assim o motor.
Caso subsistam dúvidas, contacte-nos.
1 comentário
preciso de aula pratica de ligação de motores
Deixe-nos um comentário