Rosa Zaragoza – “Les Nenes Bones Van Al Cel; Les Dolents, A Tot Arreu”

Quarta-Feira, Pop-Rock 12.06.1991
Críticas: World / Folk


ROSA ZARAGOZA
Les Nenes Bones Van Al Cel; Les Dolents, A Tot Arreu
CD, Saga, distri. Mundo da Canção



As raparigas boas vão para o céu, as más (Rosa Luxemburgo, Violeta Parra, Safo de Lesbos, Angela Davies, Camille Claudel ou Janis Joplin, entre outras mencionadas na capa) não se percebe bem, mas deve ser para o inferno. Se bem que isto de raparigas “boas” ou “más” seja muito relativo, dependendo da maneira como se olha. Cicciolina, por exemplo, é “boa” ou “má”?
Rosa Zaragoza é boa, nos dois aspectos. No segundo, contudo, já foi melhor, em álbuns anteriores – como “Cancons de Noces del Jueus Catalans / Canciones Judeo-Espanolas” e “Cancons de Bressol del Mediterrani” -, nos quais canta a música que lhe é mais querida, dos judeus sefarditas do Sul de Espanha. Em “Los Nenes…”, pelo contrário, Rosa opta pela “canção de protesto”, colocando a sua voz magnífica (terna e intimista ou angustiante e próxima do grito, tal qual uma Diamanda Galas da folk) ao serviço de minorias étnicas como a cigana e a índia, ao mesmo tempo que vai defendendo a causa feminina.
“L’esperança de la meva vida”, melopeia árabe encantatória, “Niggum”, um tema tradicional hassideano (hassideanos – presumíveis antepassados dos fariseus), “Aixi s’acaba la vida”, pungente, letra escrita em 1954 por um índio americano em carta dirigida ao Presidente dos EUA, “Una abraçada d’amor”, maravilhosamente judia, ou o esoterismo basco de “Baga bigohiga” justificam por si sós a audição atenta e a descoberta de uma voz ímpar da actual música popular.
Para os amantes da tradição musical sefardita, uma referência final para a colectânea “Todas las voces de sefarad”, que inclui os seus melhores intérpretes, como La Bazanca, Raices, Simane, Joaquin Diaz, a própria Rosa Zaragoza, para além de gravações recolhidas em directo da comunidade israelita de Madrid. Bons ventos, soprando do Mediterrâneo.
****

Legenda:
. Imperdoável
* Mau Mau
** Vá Lá
*** Simpático
**** Aprovado
***** Único

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.