Altan – “Altan No Festival Intercéltico Do Porto” (concertos / festivais)

(público >> cultura >> world >> concertos / festivais)
sexta-feira,14 Março 2003


Altan no Festival Intercéltico do Porto

Certame realiza-se de 3 a 5 de Abril no Coliseu



Porto sem Festival Intercéltico é menos Porto. Depois dos problemas logísticos que, há dois anos, ameaçaram a continuidade do festival, a edição deste ano destaca-se pelo regresso em força às programações de qualidade. Serão três dias da melhor música de raiz céltica, condimentados por um ambiente único de convívio e de festa no Coliseu portuense.
Com início a 3 de Abril, o programa abre com os escoceses Shantalla, promovidos à primeira divisão dos grupos britânicos, assinalando-se deste modo a reentrada no Porto pela porta grande, após uma anterior e inesquecível passagem pelo festival como banda de animação. Na primeira parte, a banda portuguesa Brigada Victor Jara fará a apresentação do seu novo álbum.
Dois outros regressos estão marcados para o dia 4: o dos Gaiteiros de Lisboa, com a música sem fronteiras do novo álbum “Macaréu”, e o dos irlandeses Four Men & A Dog, os tais do gordo, bonacheirão e “virtuose” do “bodhran” Gino Lupari, elemento determinante na “performance” musical e visual do grupo cuja música, em álbuns como “Barking Mad” ou o novo “Maybe Tonight”, apela sem apelo nem agravo à dança.
A fechar, dia 5, a cantora galega Mercedes Péon fará o teste ao vivo da veia inovadora que caracteriza o álbum “Isué”, antecedendo o regresso apoteótico ao Intercéltico dos irlandeses Altan, hoje em dia um dos grupos clássicos da folk europeia, tendo na primeira linha a voz e presença fabulosas da cantora Mairéad Ní Mhaonaigh. O álbum mais recente tem por título “The Blue Idol”.
A novidade do festival deste ano é que as “noites intercélticas” se vão estender a outras localidades do país. Assim, os Altan e os Four Men & A Dog tocam no dia 3, numa Grande Noite Celta, em Lisboa e, a 4 e 5, em Montemor-o-Novo, enquanto a Brigada Victor Jara e os Shantalla se apresentam, dias 4 e 5, em Arcos de Valdevez.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.