IQ – Subterranea

13.02.1998
IQ
Subterranea (4)
2xCD Giant Electric Pea, import. Planeta Rock

LINK (Parte 1)
LINK (Parte 2)

Torna-se claro que uma faixa crescente de público jovem resolveu trocar a discoteca pelo quarto, a alienação das pernas pela alienação do cérebro, tomando a decisão de dar ouvidos aos pedidos insistentes dos seus pais e experimentar os “perigos” de uma música que os modernos remeteram, na generalidade, para a categoria dos abortos. Só que começar pelos “neo progs” é seguir o caminho errado.
Os “neo progs” limitaram-se a preencher o vácuo deixado entre os anos 70 e os 90, entre o desaparecimento dos dinossauros do progressivo original dos 70 e o espírito de abertura e condescendência dos 90. Com grupos como os Genesis, ELP e Yes, os mais ruminados pelos “neo progs”, reduzidos a cinzas ou caricaturas, estava aberto o caminho aos sucedâneos.
“Subterranea” nem é dos exemplares piores. Os IQ, detentores de uma já razoável discografia, até nem serão uma monstruosidade. A sua fixação nos Genesis não chega a ser ofensiva e a sua desmedida apetência pela grandiosidade alcança, inclusive, momentos de alguma diversão. Em solos que não envergonhariam Steve Hackett, vocalizações teatralizadas e incursões na música litúrgica. Os 20 minutos finais de “The narrow margin” é que poderão esgotar um bocadinho a paciência…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.