Domótica – Curso Prático – parte 5/15
Utilização de Temporizadores e Comandos à Distância, no X10
Um temporizador X10 (figura abaixo) parece-se muito com um relógio despertador digital. Só que em vez de o acordar a si, “acorda” os dispositivos X10, isto é, liga-os e desliga-os a horas precisas.
O exemplar que vemos, consegue controlar até 8 dispositivos de forma interactiva ou até 4 dispositivos através do seu relógio interno.
O que conseguem fazer estes temporizadores X10
– Ligar e desligar um dispositivo particular
– Regular a luminosidade de uma lâmpada incandescente que esteja ligada a um módulo lâmpada X10 ou a um interruptor de iluminação X10
Ligar todas as lâmpadas que utilizem o mesmo código-casa do temporizador e estejam ligadas a módulos lâmpada ou interruptor X10
Desligar todos os dispositivos (lâmpadas e electrodomésticos) que utilizem o mesmo código-casa do temporizador
– Ligar e desligar dispositivos particulares a horas previamente programadas
– Ligar ou desligar todos os dispositivos controlados pelo temporizador, a horas previamente programadas
Preparação necessária para usar o Temporizador
– Saber que dispositivos pretende controlar
– Saber que código-casa utilizam esses dispositivos
– Saber que código-unidade é utilizado por cada dispositivo
– Saber que tipos de módulos estão a ser usados pelos dispositivos em causa
Precisa de identificar todos os dispositivos que pretende controlar, de forma a estabelecer prioridades. Isto porque, apesar do temporizador poder controlar até 8 dispositivos, apenas consegue controlar até 4 duma forma programada no tempo (temporizada). Assim, tem de decidir quais os dispositivos mais importantes, isto é, aqueles que poderão ser programados com base no tempo/horário de ligar e/ou desligar.
Precisará pois de identificar os códigos-unidade utilizados por todos os dispositivos. Os Mini-Timers conseguem controlar apenas os códigos-unidade 1 a 4 e 5 a 8.
Depois, convém fazer uma tabela onde registará todas as suas opções. Uma coisa do tipo:
Configuração do Mini-Temporizador X10
– A primeira coisa a fazer é instalar a bateria, normalmente uma alcalina de 9 Volts (ver figura)
A função desta bateria é manter as configurações mesmo que falte a energia eléctrica ou desliguemos o temporizador momentaneamente da tomada.
– Ligar o Mini-Temporizador à tomada
– Acertar a hora. Para isso seleccione, com o Comutador de Modo, a posição Set Clock/Configurar Relógio (veja figura seguinte). De seguida utilize os botões de horário para acertar o relógio pela hora actual.
– Mude o modo para Run
– Experimente o temporizador de modo interactivo, isto é, utilize-o para ligar e desligar algumas (ou todas de uma vez com o botão apropriado) lâmpadas/electrodomésticos, de forma a assegurar-se que o aparelho consegue comunicar com os dispositivos a serem comandados.
Utilização do Controlo Temporizado/Programado
Depois de se ter assegurado que o seu Mini-Temporizador funciona, vamos então ver como se programa.
Este tipo de dispositivos podem ligar e desligar um dispositivo a uma hora certa todos os dias, ou a horas aleatórias dentro de um período indicado por si (modo de segurança, para dar ideia que estão pessoas em casa, quando em férias, por exemplo).
Como exemplo, vamos programar as lâmpadas de átrio com o código-unidade 2 para acenderem automaticamente às 18h e desligar às 23h, todos os dias. Então os passos são:
– Assegure-se que as lâmpadas de átrio estão configuradas com o mesmo código-casa do temporizador e que o seu código-unidade é o 2
– Mude o modo do temporizador para Prog Set (veja figura seguinte)
– Pressione o botão Time até ele avançar para as 18h
– Pressione o botão ON correspondente ao código-unidade 2. O display piscará durante algum tempo
– Pressione o botão Time para avançar até às 23h
– Pressione o botão OFF correspondente à unidade 2
– Mude novamente o dispositivo para modo Run, usando o comutador de modos
Com este tipo de Mini-Temporizadores conseguirá apenas programar 2 comandos de on e dois comandos de off para código-unidade. No nosso caso, por exemplo, além do que fizemos, conseguirá ainda programar as mesmas lâmpadas de átrio para acender e apagarem de manhã, por exemplo 6h – 9h
Seleccionar um Evento para acontecer apenas Uma vez
Pode-se fazer isso pressionando o botão Once / Uma Vez durante o processo de programação do Mini-Temporizador X10. Por exemplo, suponhamos que deseja ligar a iluminação da sua árvore de Natal às 5.00 do dia de Natal para cumprimentar os seus filhos quando eles descerem as escadas à pressa para ver as prendas:
– Assegure-se que o módulo usado com a árvore de Natal está configurado com o mesmo código-casa do temporizador e que sabe o seu código-unidade. Suponhamos que este último é 1.
– Ponha o selector de módulo do temporizador para Prog Set (veja figura seguinte)
– Pressione o botão Time até ele chgar a 5h00
– Pressione o botão On corrrespondente ao código-unidade 1 e, em seguida, pressione o botão Once (veja figura seguinte) durante 4 segundos. O display deverá piscar durante alguns momentos
– Volte a colocar o selector de modo na posição Run
Utilização da Funcionalidade de Segurança
Para alterar o momento de ligar ou desligar de um determinado módulo, pressione o botão Security do mini-temporizador durante 4 segundos, depois de ter seleccionado On ou Off durante a programação.
Por exemplo, para variar a hora de ligar as luzes do átrio:
– Assegure-se que as lâmpadas do átrio estão configuradas com o mesmo código-casa do mini-temporizador e com o código-unidade 2
– Coloque o Slectro de Modo na posição Prog Set (veja figura seguinte)
– Pressione o botão Time até a hora chegar a 18h00
– Pressione o botão On correspondente ao código-unidade 2 e pressione o botão Security durante 4 segundos (ver figura seguinte). Este procedimento configura o tempo programado para variar a hora anteriormente programada
– Pressione o botão Time até a hora avançar até às 23h30
– Pressione o botão Off do código-unidade 2 para apagar o desligar da unidade às 7h00 e depois pressione o botão Time durante 4 segundos. Este procedimento configura a hora de desligar para variar das 23h00 anteriormente programadas
– Volte a colocar o Selector de Modo para Run
Funcionalidades Dormir, Despertar e Snooze
Utilize o botão Sleep (veja figura seguinte) para ligar e desligar um determinado código-unidade durante 15 minutos (ou múltiplos deste tempo). Para ligar um dispositivo por 15 minutos, pressione o botão On correspondente ao respectivo código-unidade, e depois pressione o botão Sleep durante 4 segundos.
Em seguida pressione o botão Sleep duas vezes para o colocar On durante 30 minutos, e assim sucessivamente.
Para desligar um determinado dispositivo durante 15 minutos, pressione o botão Off do correspondente código-unidade e depois pressione o botão Sleep durante 4 segundos. Pressione o botão Sleep duas vezes para o desligar durante 30 minutos, e assim sucessivamente.
Apenas um máximo de 2 dispositivos podem ser controlados pelo controlo Sleep em simultâneo.
O selector deslizante Wake Up (ver figura seguinte) dispara um besouro quando um comando On é enviado para o código-unidade 1 ou para o 5. Pode usar esta característica para fazer funcionar o seu mini temporizador como despertador.
Por exemplo, ligue as suas lâmpadas do quarto para o código-unidade 1 ou 5, programe o código-unidade 1 ou 5 para receber um comando On às 6h30, e se o Wake Up estiver On, as luzes do quarto acender-se-ão às 6h30 e o besouro do mini temporizador soará.
Nos fins de semana, deixe o Wake Up na posição Off e o besouro não tocará. Para desligar o besouro e o módulo com o código-unidade 1 ou 5, coloque o selector do besouro em Off e mude o selector de modo para Set Clock. No fim do fim de semana, mude o selector Wake Up para On (isto activa de nvo o besouro) e o selector de modo novamente para Run.
Quando o besouro tocar e o dispositivo no módulo com o código-unidade 1 ou 5 disparar, pressione qualquer tecla do mini temporizador para desligar o besouro por 10 minutos (Snooze).
Comando à Distância X10 Universal – Sim! É Possível!
Se não pretende polvilhar a sua casa de mais comandos remotos e usa o X10 de forma interactiva, talvez o melhor seja utilizar um vulgar comando à distância universal para controlar os seus dispositivos X10 e todos os outros “normais” (televisão, leitor de DVD, etc.)
À primeira vista pode parecer estranho, uma vez que, como já sabemos, o X!0 usa a rede eléctrica para transportar os seus sinais, enquanto os comandos normais funcionam por infravermelhos.
Todavia há comandos que permitem a s duas funções (veja um exemplo na figura seguinte).
Configurar um Comando À Distância Universal
– Ligar a TV ou outro aparelho electrónico que deseje controlar com o comando universal
– Pressionar e manter pressionado o botão SETUP (ver figura seguinte) até que o LED vermelho acenda e permaneça acesso sem piscar
– Largar o botão SETUP
– Pressionar e manter pressionado o botão correspondente ao aparelho a controlar. Por exemplo, para a TV, o botão TV
– Digitar o código de três dígitos correspondente à sua TV (o seu manual deve ter lá isso). Depois de ter digitado o último dígito, o LED vermelho deve ter-se apagado
– Aponte o comando remoto para o dispositivo (TV) e pressione o botão POWER. Se o televisor se desligar, continue para o passo seguinte
– Aponte o comando novamente para a TV e pressione de novo POWER. O televisor deve ligar-se
– Pressione CHANNEL +. Se o dispositivo responder, é sinal que programou o comando para esse dispositivo (TV) com sucesso.
Se houver alguma coisa que falhe, inicie o processo.
Este comando vem preparado para funcionar com dispositivos X10 utilizando o código-casa A.
SE o quisermos mudar:
– Pressione o botão X10 (veja a figura seguinte)
– Pressione e mantenha pressionado o botão SETUP até que o LED acima dos botões TV e VCR comece a piscar
– Digite o número correspondente aos códigos-casa indicados na tabela seguinte
– Pressione ENTER para guardar o novo código-casa
Utilização do Controlo Remoto para Controlar os Aparelhos de Entretenimento
Depois de ter configurado o controlo remoto para trabalhar com a sua televisão e outra aparelhagem, ele funciona como qualquer outro comando remoto a que está habituado. Pressione o botão do dispositivo que quer controlar, por exemplo a TV, e depois pressione o botão correspondente ao comando que pretende enviar. Por exemplo para ligar a TV e mudar para o canal 7:
– Pressione o botão TV
– Pressione o botão POWER
– Pressione o botão 7
– Pressione ENTER
Utilização do Controlo Remoto com Dispositivos X10
– Pressione o botão X10
– Pressione o código-unidade do dispositivo que deseja controlar. Por exemplo, se deseja comandar um dispositivo que utilize o código-unidade 11, pressione a tecla 1 duas vezes
– Para ligar o dispositivo, pressione o botão CHANNEL +. Para desligar, pressione o botão CHANELL –
– Para regular a intensidade luminosa de uma lâmpada ligada a um módulo lâmpada ou interruptor, pressione o botão VOLUME + ou VOLUME -, conforme pretenda aumentar ou diminuir a luminosidade
– Para ligar todas as lâmpadas ligadas a módulos lâmpada ou interruptor com o mesmo código-casa, pressione o botão POWER
– Para desligar todos os módulos X10 (incluindo os electrodomésticos) com o mesmo código-casa, pressione o botão MUTE (M)
0 comentários
Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.
Deixe-nos um comentário