CX-Programmer Tutorial
CX- Programmer
Tutorial
Este tutorial foi escrito com o intuito de fornecer as indicações básicas para que os alunos do Curso Profissional de Electrónica, Automação e Comando da Escola Secundária Alfredo da Silva pudessem testar os seus programas para Autómatos Programáveis.
Os autómatos programáveis que temos na nossa escola são:
Modelo CPM1A – 4
Modelo CPM2A – 3
As razões porque se julgou pertinente a utilização deste software específico, foram:
• O número de autómatos existentes na nossa oficina não é suficiente para manter todos os alunos / grupos a trabalhar;
• O software que temos instalado em 3 dos computadores da oficina é o Syswin, que é um software da OMRON já obsoleto e que não permite a simulação dos programas; sem que primeiro se passem para o autómato, enquanto o CX-Programmer o permite.
• É de toda a utilidade os alunos praticarem com software actual;
• É de toda a utilidade que esses testes / estudo possam ocorrer na escola e/ou em casa dos alunos, sem necessidade de possuírem um autómato.
Nota:
Apesar de os autómatos que temos serem da família CPM e o CX-Programmer os contemplar, não fomos capazes de testar virtualmente os programas elaborados com / para esse autómato.
A solução adoptada foi a utilização de autómatos de outras famílias (CS1H), que apesar de ligeiras diferenças, é praticamente igual, pelo menos nas instruções que precisámos.
1. Escolher o modelo do autómato
Depois de abrir a aplicação, procedemos à escolha do Tipo de Autómato. De acordo com as limitações que indicámos na nota acima, escolhemos o Device Type: CS1H
Menu PLC >> Change PLC >> Device Type: CS1H
Se quiserem podem dar-lhe um nome.
2. Área de Trabalho / Programação
A área de trabalho, que entretanto aparece, é a que mostramos a seguir
3. Escrita do Programa
Escrevemos o programa em linguagem ladder usando os elementos / instruções que estão presentes na barra de ferramentas. Ver figura abaixo com essa área indicada
Nota: A tecla de função é a
4. Exemplo de programa terminado
Ligação de uma saída com um botão para ligar e outro para desligar essa saída.
5. Simulação do programa
Menu Simulation >> Work Online Simulator
A aplicação compila o programa que escrevemos (a compilação pode ser feita à priori em Program >> Compilation).
Se houver erros na zona inferior do ecrã eles aparecem registados.
Mesmo quando estamos a escrever o programa a área de trabalho onde o estamos a fazer vai-nos dando indicações de erros através da cor vermelha, embora não saibamos que erro se trata. Para isso temos mesmo que compilar.
No caso da figura a seguir o erro (vermelho) indica que aquela rede ainda não está completa, e se compilarmos o programa assim, ele indica-nos esse erro.
Quando a compilação não originar erros estamos prontos para simular o comportamento do programa.
6. Simulação
Pelo menos nos programas mais básicos, que são aqueles que num curso de iniciação elaboramos, o que queremos frequentemente é saber o comportamento das saídas (lâmpadas, motores) de acordo com o comportamento das entradas.
Então basta clicar em cada uma das entradas que queremos estudar e forçá-las a tomar o valor ON ou OFF e observar o comportamento do circuito e das saídas.
Tudo o que está activo fica bordejado de verde. Tudo o resto fica na mesma.
Por exemplo, no caso acima, vemos que ao forçar o botão 1 (botão de ligar) a ficar ON, a saída também fica ON (ligada), o que se vê através da cor verde que a cobre.
Para parar a simulação e voltar ao modo editor para podermos continuar a escrever o nosso programa ou emendar alguma coisa, basta clicar de novo em
Menu Simulation >> Work Online Simulator
Adendas:
1. Podemos também programar em lista de instruções (ou vê-las depois de termos programado em ladder), bastando clicar no botão
Ou fazer
Menu View >> Mnemonics.
Para voltar a edição em ladder clico no botão
Ou faço
Menu View >> Diagram
2. Para inserir uma nova linha no programa
Basta ir para o fim da linha anterior àquela onde quero acrescentar abaixo outra linha (posicionar o cursor do rato na linha e clicar na tecla End do teclado do computador) e depois fazer Enter.
Ou então
Posicionar o cursor do rato na linha e fazer
Menu Insert >> Row
E é inserida uma linha abaixo.
Nota: as linhas que ficarem a mais, o programa elimina-as automaticamente.
3. Se quisermos adicionar uma nova rede
Menu Insert >> Rung >> Below (abaixo) ou Above (acima)
E é inserida uma rede abaixo ou acima daquela onde nos encontramos.
Nota: para apagar uma rede não é preciso apagar todos os elementos que lá temos.
Basta clicar na zona esquerda cinzenta que contém o número da rede e clicar na tecla Delete do computador.
4. Programar Contadores e Temporizadores
Nos Contadores (CNT e CNTR) e nos Temporizadores (TIM), se os quiser depois usar como entradas num outro ponto do programa (o que acontecerá sempre), quando programo o contador ou o temporizador, tenho de inserir um comentário com o nome dele.
É esse comentário que o vai identificar depois quando ele é utilizado.
Vejamos em imagens o que temos de fazer para o caso do contador. Para o temporizador é semelhante.
. Seleccionar ferramenta de função (function) (fun)
. Escrever a instrução (neste caso, como é um contador, CNT)
. Clicar no botão Detail e
Preencher os 2 parâmetros do contador:
– Número do contador (neste caso 0000)
– Valor a pré-definido a carregar no contador (neste caso 50)
Dar OK
. Aparece o campo comentário
Preencham-no com o nome que vai identificar o contador (neste caso coloquei C0)
. Quando for preciso usar o contador noutra parte do programa é só pôr o nome e no comentário o mesmo valor que puseram no campo do comentário quando estavam a programar o contador
. Vejam o programa completo.
5. Para alterarmos as características (ou apagar, ou fazer outra coisa) de um elemento do programa, devemos usar o elemento de selecção.
Depois é:
. Clicar em cima do elemento para o seleccionar ou
. Fazer duplo clique para o editar, e alterar as características (nome, comentário, etc.)
Caso detectem algum erro, omissão, item mal explicado ou outra dificuldade que tenham, favor contactar-me pessoalmente ou por email, para poder melhorar este tutorial.
Obrigado.
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