Curso Introdutório de Pneumática (Parte 1/7)
INTRODUÇÃO À PNEUMÁTICA
Energia Pneumática
A utilização do ar como forma de energia é conhecida há milhares de anos.
A própria palavra “pneumática” deriva do grego “pneuma” que significa respiração, vento, movimento do ar, e que trata do comportamento das substâncias no estado gasoso.
A energia pneumática que é utilizada nos processos industriais vem da compressão do ar da nossa atmosfera, compressão essa que é realizada por um equipamento que se chama… adivinharam, compressor.
Esta máquina comprime o ar e guarda-o num reservatório, sendo depois utilizado à medida das suas necessidades pelo nosso sistema pneumático a ele ligado.
Sistemas Electropneumáticos
Nos actuais processos industriais cada vez mais se assiste à combinação, num mesmo sistema automatizado, de vários tipos de equipamentos que, por sua vez, são alimentados pelas mais variadas formas de energia.
Daí a necessidade dos actuais técnicos conhecerem todos estes equipamentos quer eles sejam pneumáticos, hidráulicos, eléctricos ou electrónicos.
É essa a única forma de compreenderem todo o sistema no seu conjunto e poderem assim actuar sobre ele, quer projectando-o quer procedendo à sua montagem, manutenção e reparação.
Elementos de Controlo
Trata-se de um circuito eléctrico que recebe as informações dadas pelos sensores e em função dessas informações, atendendo ainda à sequência de operações que foi projectada para o sistema, gera os sinais eléctricos que envia para os elementos de comando, que irão actuar em conformidade com a natureza desses sinais.
Elementos de Comando
No caso da electropneumática são válvulas pneumáticas que recebem os sinais dos elementos de controlo e, face a esses sinais, accionam em conformidade os elementos de trabalho.
Elementos de Trabalho
São os equipamentos que transformam a energia pneumática noutras formas de energia.
No nosso caso serão os cilindros pneumáticos ou motores pneumáticos, que transformam a energia pneumática em energia mecânica.
Para além disso, estes elementos de trabalho também dão sinal aos sensores sobre a situação em que se encontram, de forma a estes poderem, por sua vez, informar os elementos de controlo.
Elementos de Sinal
São sensores eléctricos que informam continuamente os elementos de controlo sobre a situação
em que se encontram os elementos de trabalho, fechando-se assim o ciclo do processo.
Exemplo: Um cilindro pneumático atinge uma determinada posição e ao fazê-lo faz actuar um sensor de movimento. Este, uma vez actuado, informará o elemento de controlo, que dará ordem ao elemento de comando para ordenar ao elemento de trabalho que pare nessa posição.
0 comentários
Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.
Deixe-nos um comentário