Alternador (Gerador de Corrente Alternada) – Teoria (máquinas eléctricas 3/…)
ALTERNADOR
Se quisermos antes um gerador de corrente alternada (AC), ou alternador, não precisamos da rectificação. Por isso, não precisamos do anel dividido em partes (isso é bom porque os anéis divididos em partes podem originar faíscas, ozono, rádio interferências e maior desgaste. Aliás, se se pretender um gerador DC, o melhor, muitas das vezes, é usar um alternador e rectificar depois a tensão com díodos).
Na animação seguinte, as duas escovas estão em contacto com dois anéis contínuos (inteiriços), e assim os dois terminais exteriores estão sempre ligados às mesmas extremidades da bobina. O resultado disso é a f.e.m. criada ser não rectificada, sinusoidal, e de valor igual a NBAω.senωt, que é mostrada na animação seguinte.
Isto é um gerador AC. As vantagens dos geradores AC e DC, um relativamente ao outro, são comparadas mais à frente (num outro artigo). Vimos anteriormente (em artigo anterior) que um motor DC é também um gerador DC. De forma idêntica um alternador é também um motor AC. Contudo, trata-se de um motor muito pouco flexível, por isso não muito utilizado.
Posts Relacionados:
- Gerador de Corrente Contínua (Gerador DC) – Teoria (máquinas eléctricas 2/25)
- Gerador Homopolar – Teoria (máquinas eléctricas 15/…)
- Atenção: Os Motores Reais são mais complicados – Teoria (máquinas eléctricas 11/…)
- Gerador Homopolar – Teoria (máquinas eléctricas 16/…)
- Máquinas Eléctricas de Corrente Alternada – Trabalho de pesquisa: enunciado
0 comentários
Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.
Deixe-nos um comentário