Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Tutorial GeoGebra (versão portuguesa) – Parte 5/9: “Exportação de Uma Folha de Trabalho para um Applet (que pode publicar na net)

 

 

Nota: CLIQUE NAS IMAGENS PARA AS VER EM TAMANHO MAIOR

Tutorial Geogebra 4.1.61.0 Webstart, em Português

A ideia deste tutorial é fazer uma introdução rápida às capacidades mais importantes do Geogebra, e fornecer as ferramentas para poder explorar mais profundamente o programa. Tanto quanto possível, tentarei aprofundar um pouquinho mais do que o básico, enfatizando as características mais comummente usadas.
Deve fazer o download do programa, aqui, em Inglês e numa versão mais avançada.
Se prefere o português, como eu no tutorial, faça aqui o download de uma versão anterior mas que, tanto quanto sei, é a última nesta nossa língua de Camões.

Se seguir este documento, a experimentação é a base do sucesso deste tutorial e, sobretudo, da qualidade da sua aprendizagem. Passe horas a explorar e divertir-se.

[…continuação]

5 – Exportação de Uma Folha de Trabalho para um Applet

Depois de feito um trabalho no Geogebra, ele pode ser convertido em Java, o que permite a sua colocação na Internet ou num PC, como apresentação interactiva.

Vamos ver como se faz isso:

Passo 1:
Abra uma folha de trabalho nova, em branco, e faça nela, por exemplo o que fizemos no final da secção anterior deste tutorial: um círculo de pontos parametrizável em número de pontos e raio/diâmetro.

Passo 2:
Agora faça menu Ficheiro >> Exportar >> Folha Gráfica Dinâmica como Página Web (html)…

Passo 3:
Digite um título para a sua folha de trabalho e clique no separador Avançado.

Analise e depois marque e/ou desmarque todas as opções disponíveis, de acordo com as suas necessidades.

Por defeito, o tamanho do seu applet é o que tem a sua folha de trabalho quando selecciona Exportar do menu. São essas a largura e altura que serão mostradas. Normalmente não são essas que queremos mostrar quando inserimos o applet numa apresentação no decorrer de uma aula, por exemplo, ou quando abrimos a página de Internet correspondente. Nesse sentido, tenha muita atenção a esta situação e digite os valores de largura e altura pretendidos para ao seu applet.

Marque a opção Incluir ficheiros *.jar

Clique no botão Exportar.
Quando o faz, o GeoGebra gerará vários ficheiros .jar (java), um ficheiro .ggb (geogebra) e um ficheiro .html.
Coloque todos esses ficheiros numa mesma pasta, pois só assim quando abrir o seu ficheiro .html (no PC ou num site da internet), o applet interactivo funcionará.

Veja o ficheiro .html aqui

Se abrir o seu ficheiro html num editor de texto, verá um código semelhante ao que mostramos abaixo. Esta é apenas a parte, dentro do ficheiro .html completo, que é responsável por o applet correr.

Na segunda linha, o comando codebase=”./” indica ao computador para procurar na mesma pasta (do ficheiro .html) pelos ficheiros .jar e .ggb, para que tudo funcione bem.

De sublinhar que pode fazer de cada applet GeoGebra uma parte integrante de uma página Web maior e de mais vasta ambição, através do mero “corta e cola”, isto é, o que está entre oa tags applet e /applet, inclusive, e que constitui o nosso applet, pode ser copiado para outra página web qualquer, como muitas outras funcionalidades e conteúdos, passando a fazer parte da mesma.

Na quarta linha vemos o ficheiro GeoGebra que está a ser utilizado pelo applet

Por exemplo, eu colei aquele código (entre applet e /applet), mudei o parâmetro codebase para codebase=”http://www.profelectro.info/Uploads/luisj/GeoGebra_Tutorial_5”, que é a pasta onde tenho os ficheiros no meu servidor web. O resultado está mesmo aqui abaixo.

Este é um Applet Java criado usando o GeoGebra de www.geogebra.org – parece que não tem o Java instalado, aceda a www.java.com

Nota Final:
. Para que o seu applet possa ser visto por toda a gente, na Internet, não se esqueça de pôr todos os ficheiros exportados numa mesma pasta, no seu servidor web.

[continua]

Posts Relacionados:

0 comentários

Ainda não há comentários...

Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.

Deixe-nos um comentário