Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Trilogi – Tutorial: parte 1, Introdução (screencast)

Back to Business!
Na sequência deste post anterior, em que se fazia a apresentação de um software genérico (trilogi) para a aprendizagem de programação e simulação “caseira” de autómatos programáveis, inicia-se com este artigo um tutorial de 4 partes (introdução, relés, timers e contadores) sobre esse mesmo software.
Todas as partes serão apresentadas na forma de vídeo screencast e complementadas com mais ou menos indicações de texto e imagem.

O Trilogi é um software muito fácil de trabalhar e, por isso, ideal para quem se inicia nesta lides da programação de autómatos.
Acresce-lhe outra vantagem: como é independente de marcas/tipos de autómatos, a sua programação é generalista, isto é, aqui o que se aprende é a programar.
As nuances de cada uma das marcas (Siemens, Omron, etc.) ficam adiadas para aquando da confrontação com os autómatos concretos mas são, a meu ver, o menos importante.
O mais importante é mesmo saber programar, resolver os problemas de maneira lógica e implentar o programa que os resolve.
Segue-se o vídeo correspondente ao que foi explicitado acima:
A criação de um programa que permite ligar e desligar uma lâmpada (ou motor, ou outra saída/actuador qualquer)
através de botões de pressão/interruptores dedicados.
Nota: Na simulação (final do vídeo) para as entradas funcionarem como botão de pressão basta fazer um clique com o botão da esquerda do rato;
para funcionar como interruptor (manter o estado ON) temos de clicar com o botão direito do rato.
Para breve fica prometido um tutorial mais completo, incluindo as funções de Temporização, Contadores e Relés o que, a juntar com a ligação das entradas e saídas mostradas neste vídeo
já constitui um conjunto de ferramentas suficientes para lidar com a maioria dos programas exigíveis a este nível (secundário, nível III)
Questões para: webmaster@cei-esas.com.pt

Posts Relacionados:

0 comentários

Ainda não há comentários...

Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.

Deixe-nos um comentário