Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Motores Universais: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 18/…)

Motores Universais

Também não deve haver casa sem pelo menos uma dezena de motores deste tipo. Eles estarão onde é desejável ter algo compacto e que rode rapidamente (processadores de alimentos, moinho de café, aparador de pêlos do nariz eléctrico) ou precisa de velocidade variável (máquina de costura, berbequim).

Vantagens

– Rodará à velocidade que pretender, incluindo realmente depressa.
– Muita potência num espaço pequeno

Desvantagens

– Horrível
– As faíscas do motor causam rádio interferências, ozono e barulho

Um motor universal possui um campo rasgado (no estator) e uma armadura com rasgos (no rotor). Não pode usar um íman permanente para criar o campo estatórico porque precisa de inverter a sua polaridade magnética a cada meio ciclo da tensão de alimentação. A tensão, ao ser alimentada para as escovas do comutador também mudará de polaridade a cada semi-ciclo, e, na realidade está simplesmente em série com a bobina de campo.

O exemplar que mostramos abaixo funcionou durante 30 anos numa máquina de costura.

Repare que as escovas à direita na extremidade do eixo. Olhando para o motor, ele é quase indistinguível (*) de um motor DC. Na realidade, ele funcionará alegremente em DC. Contudo, ao contrário de um motor de íman permanente, um motor universal rodará sempre na mesma direcção, seja qual for a maneira de ligá-lo à fonte de alimentação DC, isto é, mesmo que troque a polaridade da tensão de alimentação, ele rodará no mesmo sentido. Sabendo este facto simples pode permitir até que ganhe umas apostas envolvendo pequenas somas de dinheiro.
Este motor tem apenas dois pólos, e, por isso, não apresenta um grande torque no arranque. É por isso que, por vezes, necessita de forçar, no início, a roda grande das máquinas de costura, de forma a que ela arranque e embale.

(*) Os leitores mais astutos repararão que, ao contrário de um motor DC convencional, este apresenta um estator laminado. Os mais astutos de todos também compreenderão porquê.

Posts Relacionados:

0 comentários

Ainda não há comentários...

Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.

Deixe-nos um comentário