Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Motores DC “Convencionais”: Como Funcionam os Motores Reais (máquinas eléctricas 21/…)

Motores DC “Convencionais”

Numa casa comum haverá, por certo, muitos destes motores, espreitando de dentro de brinquedos alimentados a pilhas, o leitor de cassetes, o berbequim sem fios, a escova de dentes eléctrica. Dentro do carro, tudo, desde a ventoinha até aos limpa pára-brisas, funcionam a partir de um motor DC. De facto, um carro de luxo com limpa faróis eléctricos, assentos ajustáveis electricamente e retrovisores com comando à distância, terão mais motores eléctricos do que será capaz de imaginar – uma competição engraçada é contá-los e ver quem consegue encontrar mais.

Vantagens:

– Razoavelmente baratos
– Fáceis de controlar
– Adaptáveis

Desvantagens:

– Escovas que se desgastam
– Escovas criam interferência eléctrica
– Escovas são más

A maioria dos motores DC parecem-se com aquele que mostramos a seguir. Este exemplar é maravilhosamente belo e provavelmente custou uma pipa de massa.

Porém, isso não impedirá de o desmontarmos todo.

Começando pela esquerda, temos a tampa e as duas escovas de carvão que fazem contacto com o comutador, depois o rotor, a caixa do estator e os dois ímanes permanentes em forma de C, a caixa da caixa de velocidades, uma pequena roda dentada que saiu de um sítio qualquer, e a cabeça girante e o eixo exterior.

As duas escovas são blocos sólidos de grafite, e são pressionadas contra o comutador pelas duas pequenas molas (situadas ligeiramente afastadas no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, das escovas). O disco cor de laranja é um condensador que está directamente ligado À fonte de alimentação e ao motor e ajuda a reduzir as rádio-interferências causadas pelas faíscas que saltam no sítio em que as escovas estão em contacto com o comutador.

O rotor é muito simples…

… e vem montado numa igualmente simples caixa com dois ímanes em C. A caixa é feita de ferro macio e cria os pólos magnéticos do estator.

A melhor coisa acerca deste motor a caixa de velocidades planetária multiestado que apresenta no fim!

Posts Relacionados:

2 comentários

1 devaldo { 02.28.11 at 23:32 }

otimo

2 admin { 03.01.11 at 18:15 }

Obrigado Djair. Abraço.

Deixe-nos um comentário