Maire Ní Chathasaigh & Chris Newman – “Out Of Court”

pop rock >> quarta-feira, 17.02.1993

WORLD


Maire Ní Chathasaigh & Chris Newman
Out Of Court
CD Old Bridge Music, distri. VGM



Maire Ní Chathasaigh, harpista. Já a conhecíamos de um bom álbum gravado na Temple, “The New Strung Harp”. Quanto ao senhor Newman, guitarrista, bandolinista, baixista, prazer em conhecer. Os dois juntos resolveram brincar e fazer experiências, sem lhe perder o respeito, com a música tradicional. Saíram-se bem da bricadeira. Sem ser excepcional, “Out of Court” ouve-se com agrado, sobretudo por quem não lhe exigir mergulhos de profundidade nem grandes rasgos emocionais. Socorre-se, para tal, das prestações de convidados acima de qualquer suspeita: Nollaigh Casey, violino, Liam O’Flynn (ex-Planxty), “uillean pipes”, Danny Thompson, contrabaixo, e Simon Mayor, actual menino bonito do bandolim.
Dividindo-se entre as composições próprias e os temas tradicionais, Maire Ní Chathasaigh (ah! Não há como as nossas Anas, Saras e Ritas…) e Chris Newman correm do jazz swingado até às chuvas de cristal de Turlough O’Carolan, o mítico harpista cego. Há solos de toda a gente, “overdubs” de Newman, armado em homem das sete cordas, que são do melhor que o disco tem para oferecer, “jigs” um bocadinho mais a sério e um “air” de ressonâncias épicas. Só é pena Maire cantar num ou noutro tema, o que manifestamente não parece ser o seu forte.
“Out of Court” pretende ainda contribuir para a revitalização e divulgação da harpa irlandesa, mostrando a sua versatilidade e adaptabilidade ao mundo moderno. Um divertimento bem sucedido que deixa a anos-luz de distância as recentes celto-saloices de Alan “Avalon” Stivell. (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.