Quadrilha – “Até O Diabo Se Ria”

Pop Rock

5 de Julho de 1995
álbuns portugueses

Quadrilha
Até o Diabo se Ria

EDI. E DISTRI. POLYGRAM


q

Os Quadrilha são uma banda de pop-folk sem grandes pretensões que nos últimos tempos tem andado um pouco à sombra dos Romanças, com quem aliás partilham o palco todos os fins-de-semana na Taverna dos Trovadores, em Sintra. À semelhança do anterior, embora a evolução seja evidente, há uma ligeireza no som e nos arranjos que impede de arrumar os Quadrilha ao lado de grupos com um trabalho em profundidade, como os Vai de Roda, Brigada Victor Jara ou até mesmo dos recentes Realejo.
A presença do sintetizador, não sendo por si só um defeito, acaba por pecar pela utilização que dele se faz, insistindo-se na tónica das cordas sintéticas, que confere à música uma irremediável som de “variedades”. Depois há vícios de base, numa certa concepção de como deve soar a música para parecer de “inspiração tradicional”. Depois há o terrível anátema da Irlanda, e nisto os Quadrilha morderam o isco. A mistura, forçada, das esmeraldas com o tintol é difícil dar bons resultados.
Há melodias engraçadas, arejadas, mas que soam sempre um bocado na senda dos Romanças. Se pensarmos que os Romanças não são eles próprios um grupo que possamos considerar “pesado”, o que dizer dos Quadrilha, senão que ainda não descobriram o seu centro de gravidade? (5)



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.