Arquivo da Categoria: Concertos

Idéfix – “Ao Vivo No Hot Clube De Portugal”

Pop Rock >> Quarta-Feira, 22.07.1992


IDÉFIX
Ao Vivo No Hot Clube De Portugal
CD Miso Records



No caso dos Idéfix, a gravação ao vivo não terá sido a melhor solução. A banda liderada por Sérgio Pelágio, praticante de uma música fluida e subtil, encontraria decerto um terreno mais propício ao seu discurso no recolhimento e sofisticação do estúdio. Mesmo assim, não se pode falar de uma falsa partida. Num agrupamento onde prima a coesão entre todos os membros, destaca-se Paulo Curado, um saxofonista que soube compreender o sentido da modernidade, em temas como “Mechanics” e “Núcleos” ou nos blues traficados de “Jhumra blues”. Bruno Pedroso brilha nas percussões, em “Bumerangue”, num imaginativo suporte para o diálogo guitarra-baixo, mantido entre Sérgio Pelágio e Yuri Daniel. Alexandre Manaia é o criador de paisagens misteriosas no sintetizador. Pena que a voz de Bárbara Lagido destoe um pouco do resto do colectivo. O tom declamatório e empertigado de “Olhos” e estalactites” soa deslocado e à beira do ridículo dentro do contexto instrumental do tema. Uma estreia interessante. (7)

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Chieftains (The) – “Festa Do Avante A 4, 5 E 6 De Setembro – Chieftains Na Quinta Da Atalaia”

Cultura >> Terça-Feira, 21.07.1992


Festa Do Avante A 4, 5 E 6 De Setembro
Chieftains Na Quinta Da Atalaia


A BANDA “folk” The Chieftains, uma das maiores bandas de sempre deste género musical, vai estar presente na XVI edição da Festa do Avante que se realiza na Quinta da Atalaia, na Amora, Seixal, a 4, 5 e 6 de Setembro.
Os Chieftains são os representantes por excelência da música tradicional irlandesa no mundo. Nascido no início dos anos 60, o grupo liderado por Paddy Moloney tem mantido ao longo dos anos uma formação mais ou menos estável na qual pontificam executantes notáveis como próprio Moloney, nas “uillean pipes” e “tin whistle”, Matt Molloy, na flauta, Derek Bell, na harpa, Seán Keane e Martin Fay, no violino e Kevin Conneff no “bodhran”.
Detentores de uma vasta discografia de onde se destacam os essenciais “The Chieftains 5”, “Boil the Breakfast Early”, “The Chieftains 10”, “Celebration” (com Van Morrison e os Milladoiro) e “Celtic Wedding” (fabulosa incursão na música da Bretanha), os Chieftains editaram recentemente “The Bells of Dublin” que conta com a presença de convidados como Marianne Faithfull, Rickie Lee Jones, Nancy Griffith, Jackson Browne e Elvis Costello, entre outros.
O álbum será editado em breve no nosso país pela BMG.
No campo do jazz está também assegurada a presença na Festa do Avante do núcleo de músicos ligados aos Jazz Messengers: o saxofonista Benny Golson, o trombonista Curtis Fuller, o trompetista Eddie Henderson e um baterista aina por definir, aos quais se juntarão, na primeira noite da festa, a orquestra de jazz do Hot Clube de Portugal, e músicos portugueses convidados, numa “jam session” prevista para a noite seguinte.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0

Amélia Muge – “III Encontros Musicais Da Tradição Europeia – Amélia Sozinha Em Algés”

Cultura >> Domingo, 19.07.1992

III Encontros Musicais Da Tradição Europeia
Amélia Sozinha Em Algés

AMÉLIA MUGE foi o único artista participante no último concerto dos III Encontros Musicais da Tradição Europeia que na sexta-feira terminaram em Algés, no Parque dos Anjos. Jean Marie Carlotti, programado para este dia, cancelou à última hora a sua actuação, por motivos relacionados com o atraso de aviões, à semelhança do que já acontecera antes com os Capercaillie. O concerto do músico occitano foi transferido para o dia 3 de Agosto, à mesma hora e no mesmo local.
Acompanhada por José Martins, nos teclados e percussões, Catarina Anacleto no violoncelo e Paulo Jorge no acordeão, Amélia Muge apresentou canções do seu álbum “Mugica”, com particular incidência, como seria de esperar, nos temas tradicionais. Da Beira, do Alentejo ou uma canção de embalar moçambicana.
A novidade foi “Cantiga de Rosalia”, um original sobre texto da poetisa galega Rosalia de Castro, interpretado por Amélia Muge com a vibração e a sensibilidade que se lhe conhecem.
Os III Encontros Musicais da Tradição Musical Europeia recomeçam no dia 23, em Guimarães, a 28 na Guarda e a 1 de Agosto em Évora. O programa completo pode ser consultado na edição de 8 de Julho do suplemento Pop Rock deste jornal.

Share and Enjoy !

0Shares
0 0 0