Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Como Recuperar Ficheiros Desaparecidos da USB pen, Devido a Vírus

Esta semana um colega meu introduziu a sua pen num pc com vírus e viu desaperecerem-lhe, de um momento para outro, muitas das suas pastas e ficheiros (não me perguntem porque não desapareceram todos).
Nota: não andem com pens com centenas ou milhares de ficheiros e pastas, com o vosso trabalho feito ao longo de muito tempo, e outros ficheiros úteis, sem fazerem backups sistemáticos para outro media (pc, pen, DVD, etc.). O risco é muito elevado, sobretudo quando se utilizam computadores a que muitas pesoas têm acesso, como são, necessariamente, os das escolas.
Mas voltando à vaca fria: o vírus em causa podia ter apagado os ficheiros desaparecidos ou não. Teve sorte.

Levei a pen para casa e:
1. Corri o antivírus (Avast) que encontram uma série de ficheiros/vírus infectados. Apaguei-os todos.
2. No Explorador do Windows, menu Ferramentas >> Opção de Pastas >> separador Ver e
marquei a opção “Mostrar ficheiros e pastas ocultos”, para além de desmarcar a opção, mais abaixo, “Ocultar ficheiros protegidos do sistema operativo (recomendado)”. no fim não se esqueçam de voltar a pôr tudo como estava, por motivos de segurança óbvios.
3. Naveguei pela pen… e lá estavam todas as pastas e ficheiros desaparecidos, mas com aquela cor sumida, que indica que esses ficheiros/pastas possuíam o atributo “Oculto” (vê-se clicando na tecla direita do rato e depois em Propriedades. Quer dizer, tinha acesso já aos ficheiros e pastas mas não ia deixar as coisas assim pois, depois de desfazer o que refiro em 2. voltava tudo ao mesmo.
O problema era retirar o atributo de “oculto” a todos os ficheiros e pastas em causa. e não conseguia fazê-lo directamente através das tais Propriedades que falo acima pois a opção de desmarcar esse atributo estava inacesssível, cor clarinha, não permitia fazer nada.
Então a solução que encontrei e que aqui deixo, foi a que passo a descrever abaixo. Demorei quase uma hora pois o meu colega tinha centenas de ficheiros/pastas na “maldita” pen e tive de agir individualmente com todos eles/elas. Se alguém conehcer um método mais rápido para lidar com um grande número de ficheiros/pastas, agradeço a informação.

Então vamos à solução:

1. Crie, no Bloco de Notas, um ficheiro de texto com o nome de Unhide.txt
2. Coloque a seguinte linha de texto nesse ficheiro e depois grave:
attrib -h -s %1
3. Feche o Bloco de Notas e mude o nome do ficheiro para Unhide.bat, que pode colocar no seu Ambiente de Trabalho
4. Arraste e largue os ficheiros/pastas em causa, da pen, um de cada vez, para cima desse ficheiro Unhide.bat
Et voilá! Parece milagre… a mim pelo menos pareceu 🙂

Para quem prefere ver o vídeo, ele aqui fica:

Posts Relacionados:

0 comentários

Ainda não há comentários...

Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.

Deixe-nos um comentário