Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

11 Conselhos para gerir a sala de aula e evitar a indisciplina

A investigação conclui que uma má gestão da sala de aula potencia a indisciplina.

1.Providencie um adequado arranjo físico da sala: coloque os materiais ao alcance dos alunos e disponha as mesas de forma que todos os alunos sejam vistos pelo professor.

indisciplina

2.Defina as regras de conduta e explique-as aos alunos no início do ano lectivo. Certifique-se de que todos as compreenderam.

3.Uma vez definidas e explicadas as regras, coloque-as em local bem visível da sala e seja consistente na sua aplicação.

4.Depois de definidas as regras, enuncie comportamentos adequados e comportamentos indesejáveis e mostre por que razão os últimos são inaceitáveis.

5. Aja sempre de forma justa e sem mostrar preferências.

6.Nunca levante a voz nem se exalte. Se se exaltar, os alunos interpretam isso como falta de autoridade e como um convite para que eles também falem alto.

7.Forneça “feedback” frequente e consistente sobre como cumprir as regras.

8.A investigação mostra que ocorrem 30 transições por dia nas salas das escolas básicas e que as transições mal preparadas e mal feitas potenciam a indisciplina. Prepare com cuidado as transições. Por exemplo, dizendo: “são quase horas de intervalo; por favor, acabem a tarefa e arumem os materiais!”

9.Seja firme e consistente quanto à limpeza e arrumação da sala. Uma sala desarrumada e suja potencia a indisciplina. Envolva os alunos na arrumação e limpeza da sala de aula.

10.Use os reforços positivos com moderação e apenas quando tal se justifique.

11.Nunca discuta com um aluno à frente da turma. Quando tiver de o fazer, faça-o sempre em privado, num tom de voz baixo e mostrando serenidade e calma.

Para saber mais, veja este powerpoint. Para aprofundar esta temática, sugiro a leitura do livro de João A. Lopes, Problemas de comportamento, problemas de aprendizagem, problemas de ensinagem (Quarteto Editora).

Tags: , ,

Votar:
0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votos, average: 0,00 em 5)
Tem de se Registar para votar neste post.
Loading...Loading...
Imprimir: Imprima este post Imprima este post
Incorporar no seu site/blog:
Leituras: 5.870 leituras

0 comentários

Ainda não há comentários...

Mande uns "bitaites" preenchendo o formulário abaixo.

Deixe-nos um comentário