Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

Energia Solar / Célula Fotovoltaica

Curso Profissional de Energias Renováveis

Célula Fotovoltaica

Uma célula fotovoltaica (CF) não é mais que um díodo semicondutor especial que converte luz visível, radiação infra-vermelha ou radiação ultra-violeta directamente em electricidade.
Quando é usada para obter electricidade a partir da luz solar, este tipo de dispositivo é conhecido pelo nome de célula solar.
Um dos tipos mais comuns de CF é feita a partir de silício tratado e é conhecida por célula fotovoltaica de silício.

Estrutura e Funcionamento

A estrutura básica de uma CF é mostrada na figura seguinte.

celulaFotovoltaica_1

É feita a partir de dois tipos de silício, chamados tipo P e tipo N. O coração do dispositivo é a superfície em que os dois tipos se juntam, conhecida como junção P-N.
A parte de cima do conjunto é transparente de forma a que a luz possa incidir directamente na junção.
O eléctrodo positivo é feito de barras de metal paralelas e interligadas por fios muito finos. O eléctrodo negativo é uma base de metal chamada de substrato, que é posta em contacto com o silício tipo N.
Quando a energia radiante bate na junção P-N, desenvolve-se uma tensão eléctrica entre o material tipo P e o material tipo N. Quando ligamos uma carga (dispositivo eléctrico receptor) à célula, a intensidade de corrente através dessa carga aumenta na proporção do brilho da luz incidente na junção P-N da célula – até um certo valor.
À medida que a luz incidente aumenta e passa esse ponto crítico, os níveis de corrente deixam de aumentar num valor máximo chamado corrente de saturação.
A relação entre a potência obtida na saída e a potência da luz incidente na CF é chamada de eficiência ou eficiência de conversão da célula.

Tensão, Corrente e Potência
“Faça o seu LOGIN para ver o resto deste post”

Posts Relacionados:

0Shares

2 comentários

1 Antonio Dias de souza { 12.16.09 at 23:53 }

Boa, já trabalhei na Fone Mate do Brasil, que fabricava painel solar e adquiri um de esperiencia nesta area, gosto ler materia , livros arespeito do assunto, gostaria de adquirir celulas fotovoltaicas para experiencias , onde posso encotrar? fico agradecido .

2 camila francielle { 04.15.10 at 21:53 }

tirei minha conclusão resposta otima!!!!!!!!!

Deixe-nos um comentário