Imagens de cabeçalho aleatórias... Recarregue a sua página para ver mais!

12 dicas para usar o twitter na sala de aula

12 dicas para usar o twitter na sala de aula

Agora que o email está morto e que são as redes sociais que ditam as leis, estou a pensar em usar, neste ano lectivo, o seu potencial com os meus alunos, em contexto educativo, na sala de aula e fora dela.
Procurei na net e encontrei umas quantas dicas interessantes, que aqui vos reproduzo com algumas alterações, adaptações e comentários.
As sugestões de actividades que aparecem a seguir a cada uma das utilizações do twitter, não são mais do que eu próprio a “pensar alto”, tendo em atenção as matérias que irei leccionar no próximo ano lectivo. Carecem pois de afinação e maior concretização, alteração de acordo com o decorrer das aulas, turma em questão, etc.

As doze actividades abaixo apresentadas para a utilização de uma ferramenta tecnológica educativa online, o twitter, destinam-se a envolver mais os estudantes com as actividades em sala de aula, de modo a desenvolverem uma melhor compreensão dos conceitos a leccionar.

Usar o twitter na sala de aula está a tornar-se uma coisa comum em muitas escolas por todo o mundo. O desafio com a utilização de qualquer uma destas ferramentas tecnológicas de educação online é o adequado envolvimento dos estudantes, o que melhorará, esperamos, de uma forma significativa, a sua aprendizagem. Com esse fim, a utilização do twitter com sucesso passa pela criação de ligações com outros professores e estudantes por todo o mundo, de maneira a suportarem-se mutuamente e tornarem as actividades de aprendizagem mais significativas.
A utilização do twitter para melhorar a aprendizagem dos alunos também requer envolvimento da parte do professor, para além de “apenas” colaborar com outros professores, da auto-reflexão pedagógica, e de actividades de desenvolvimento profissional. É essencial envolver-se e fazer tudo para envolver os alunos nas actividades das redes sociais focadas na pesquisa, recolha de dados, comunicação com especialistas, análise de outros pontos de vista, e diálogo entre todas as áreas curriculares, utilizando recursos online.

Utilizações do Twitter no contexto da tecnologia de educação online

As dicas abaixo fornecidas são baseadas em experiências de professores utilizando a rede social twitter. Estas actividades são projectadas para encorajar os estudantes a fazerem ligações entre os tópicos e conceitos a estudar, para além da compreensão básica desses mesmos conceitos, utilizando esta tecnologia de educação online.
O ideal seria sempre ter várias turmas conectadas à rede que criarmos (melhor ainda seria envolver turmas de outras escolas, cidades, países), mas podem ser sempre engendradas actividades para realizar com o grupo turma.

1.Recolha de Dados (todas as disciplinas)

Use uma rede de twitter de turma como suporte para a colecção de dados científicos, factos históricos, informação geográfica, e dados de votações. Exemplos incluem colectar o pH da chuva por todo o mundo e localizações geográficas de locais específicos à volta do mundo.
–> Recolha de dados de acidentes de trabalho, o mais discriminada possível (por idades, concelhos, distritos, profissão, tipo de acidente,…)
–> Tipos de motores e geradores existentes. Recolha de designações, características, fotos, filmes,…

2. Tema de História Criativa (Português, Inglês, Línguas em geral)

Seleccione um género literário qualquer e comece uma história que é tweetada por toda a rede da classe de escolas participantes (ou pelos alunos da turma) que vão contribuindo para a continuação da história. Depois de todos os participantes da rede twitter terem contribuído, ponha os alunos a desenvolver uma história coerente. Isso envolverá edição da história, estrutura da história, escrita criativa e uso apropriado da gramática.
–> Dados/frases que irão contribuir para a história dos motores/geradores, ou de um em particular.

3. Votações (todas as disciplinas, mas mais aplicável nas de ciências sociais)

Alunos desenvolvem votações acerca de assuntos polémicos utilizando acontecimentos recentes, acontecimentos históricos ou acontecimentos científicos, utilizando o Twitter Poll. Uma vez os dados da votação recolhidos, os alunos podem criar tabelas de dados, gráficos, investigar as probabilidades matemáticas, analisar os dados, e usar capacidades de raciocínio lógico para explicar as descobertas da votação.
–> Votação sobre assunto relacionado com acidentes de trabalho, ou um acidente em particular que tenha sido bastante noticiado, postura de trabalhadores e empregadores face à importância da segurança no trabalho.
–> Votação sobre a importância e funções dos motores e geradores eléctricos.

4. Literacia de Palavras (mais aplicável a Português, Inglês e Línguas em geral)

Ponha os estudantes a seleccionar a palavra da semana e tweete-a na rede solicitando sinónimos, homónimos, e antónimos dessa palavra. Depois de todas as respostas recebidas, os alunos devem verificar a correcção das mesmas e desenvolver uma Wordle para essa palavra, com o objectivo de fortalecer as suas capacidades de literacia.
–> Palavra relacionada com higiene, saúde e segurança no trabalho
–> Palavra relacionada com motores e geradores eléctricos

5. Comunicação com Especialistas (todas as diciplinas)

Quando questões candentes surgirem no decorrer das discussões de uma aula, coloque os estudantes a criar uma questão em 140 caracteres para ser colocada a uma rede twitter especializada no assunto, ou respondida pelos seus colegas de turma, professor da disciplina, colegas e professores da mesma escola, etc. Isto faz com que os alunos criem questões claras e concisas, para além de desenvolver capacidades de pesquisa.
–> Questões a surgirem no decorrer das aulas.

6. Pesquisa de varrimento online (todas as disciplinas)
É dada a tarefa aos alunos de encontrar online recursos adequados ao estudo aprofundado de um conceito ou tópico, que é depois colocado ao dispor da rede, através do blog da turma ou outro meio. Parte do desafio é que, depois de um recurso ter sido postado não poderá ser usado de novo.
–> Pesquisa sobre assuntos relacionados com a higiene, saúde e segurança no trabalho, em Portugal.
–> Pesquisa sobre motores e geradores eléctricos.

7. Factos em 140 caracteres de cada vez (todas as disciplinas)

Os alunos da turma partilharão na rede factos acerca de tópicos de matemática. ciência, inglês, história, etc., para os outros aprenderem. Por exemplo, grupos de estudantes são incumbidos de partilhar 10 factos chave acerca de formas geométricas. Uma vez que um facto tenha sido divulgado, não poderá ser usado por outros grupos.
–> 10 factos sobre a importância do cumprimento das regras de higiene, saúde e segurança no trabalho.
–> 10 factos sobre geradores e motores eléctricos.

8. Pesquisa online (todas as diciplinas)
Partilhe, inquira e envolva os alunos no uso da rede para conduzir uma pesquisa. Por exemplo investigar as causas do desaparecimento do mel das abelhas no país, o aquecimento global, e o desaparecimento dos recursos hídricos.
–> Investigar as principais razões de ocorrência de acidentes de trabalho, em Portugal e no mundo.
–> Investigar as diferenças entre os vários tipos de motores e de geradores.

9. Avaliação informal (todas as disciplinas)

À medida que os alunos trabalhem em projectos ou outras tarefas, será necessário providenciar actualizações periódicas usando o twitter para fornecer dicas, recursos, informação de interesse e dificuldades. Estas actualizações periódicas permitirão um acompanhamento próximo sobre o evoluir do trabalho, para além de uma avaliação do progresso da actividade dos estudantes, ajudando ainda a orientá-los no seu desempenho.
–> Fazer isto, não deixar os alunos “à deriva”

10. Discussões/Debates online (todas as disciplinas)

Tente arranjar maneira de realizar discussões online, em tempo-real, com outras turmas da rede twitter, sobre qualquer assunto relevante. Por exemplo, os zoos fazem mais mal que bem, o impacto dos restaurantes de fast food na saúde das pessoas, as consequências da assinatura ou não do protocolo de Quioto.
–> Algumas das questões/tarefas acima mencionadas gerarão, com certeza, motivos de debate. A questão é marcar uma data/hora para, em tempo-real, se proceder a essa discussão… que também pode ser em sala de aula.

11. Pesquisa geográfica (todas as disciplinas)

Combine com os participantes da rede twitter para estes lhe fornecerem pistas para encontrar a sua localização usando o Google Earth. Os alunos juntarão as pistas, usando diversos níveis do Google Earth para encontrar a localização exacta da pessoa que está a fornecer as pistas. Os estudantes farão ligações concretas, atendendo aos fusos horários e localizações geográficas à volta do mundo, em estudos sociais.
–> Fazer isto com os alunos e professores da turma.

12. Acontecimentos actuais (todas as disciplinas)

Utilize o twitter para receber actualizações de eventos actuais na ciência, matemática, história e literatura. Isto removerá as paredes da aula e permitirá discussões infindáveis sobre o que se está a passar no mundo fora da sala de aula. Seleccione eventos/acontecimentos a decorrer são depois usados para debates e pesquisa, ligando-os aos conceitos a ser estudados.
–> Seleccionar evento/acontecimento relacionado com a higiene, saúde e segurança no trabalho e proceder conforme sugerido acima.
 Idem para motores, geradores, embora aqui mais difícil de seleccionar tópico.

Estabelecer Ligações entre Aprendizagem e Conceitos

Como uma ferramenta tecnológica de educação online, o impacto do twitter no envolvimento dos alunos no que respeita à sua aprendizagem de conceitos, é ilimitado. Esta rede social vai para além do “ser social” sendo também uma ferramenta valiosa para o ensino e aprendizagem. Esta ferramenta, em conjunto com outras ferramentas online, permitem que as turmas passem de centros de isolamento para centros de aprendizagem sem paredes

À medida que for implementando as actividades aqui mencionadas irei criando posts reportando.

Nota final:
Para aqueles que ainda não se iniciaram no twitter e desejem fazê-lo, fica aqui um bom tutorial para os primeiros passos:
Manual Básico do Twitter

Espero que se divirtam.




Tags: , , ,

Votar:
0 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 50 votes, average: 0,00 out of 5 (0 votos, average: 0,00 em 5)
Tem de se Registar para votar neste post.
Loading...
Imprimir: Imprima este post Imprima este post
Leituras: 874 leituras

4 comentários

1 cadernodia { 07.28.11 at 13:51 }

[…] 12 dicas para usar o twitter na sala de aula […]

2 Como usar o twitter a favor da educação? – DJ WEB DESIGN { 02.27.12 at 12:52 }

[…] 12 dicas para usar o twitter na sala de aula […]

3 Como usar o twitter a favor da educação? « Prof Moacir Faria { 02.29.12 at 18:29 }

[…] 12 dicas para usar o twitter na sala de aula […]

4 Links com vários recursos para melhorar suas aulas. – Lúcia Mendes { 11.14.16 at 18:40 }

[…] 12 dicas para usar o twitter na sala de aula http://www.profelectro.info/?p=2941  […]

Deixe-nos um comentário